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1.0 SCe: Renault também adere ao motor de três cilindros

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A Renault lançou os novos motores de três cilindros 1.0 SCe (Smart Control Efficiency), para a linha Sandero e Logan, e 1.6 SCe de quatro cilindros para Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch. Desenvolvidos pela Renault Tecnologia Américas (RTA) e produzidos no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, os novos motores se destacam pelo baixo consumo, maior desempenho e prazer ao dirigir. Sandero e Logan já estão à venda com os novos motores. Duster e Duster Oroch passam a ser disponíveis com a novidade a partir da segunda metade de dezembro.

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O 1.0 SCe 12V de três cilindros traz inovações como duplo comando de válvulas variável na admissão e no escapamento, tecnologia inédita entre os motores de carros de entrada. Todo em alumínio, é 20 kg mais leve que o seu antecessor. Já o 1.6 SCe 16V de quatro cilindros traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote e outras novidades que garantem alta eficiência e bom desempenho. Também em alumínio, é 30 kg mais leve.

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A Renault aproveita alguma coisinha do “know-how” adquirido nas pistas da Fórmula 1, para melhorar a eficiência de seus novos motores. Das pistas veio, por exemplo, veio a tecnologia ESM (Energy Smart Management) e a bomba de óleo com vazão variável, que reduzem o consumo de combustível. Outra novidade é a adoção da direção eletro-hidráulica em todas as versões, que melhora o consumo e aumenta o conforto.

O motor 1.6 SCe traz ainda o sistema Stop&Start, que desliga o motor automaticamente em paradas. Este sistema, mais usado em carros top de linha, garante até 5% de economia de combustível e está disponível nos Sandero e Logan. Os modelos equipados com o câmbio automatizado Easy’R passam a oferecer controle de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas (HSA).

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O novo motor 1.0 SCe deixa Sandero e Logan até 19% mais econômicos. Com o 1.6 SCe, a economia chega até 21%. Já Duster e Duster Oroch equipados com o 1.6 SCe estão até 18% e 16% mais eficientes, respectivamente.

A engenharia da Renault agregou novas tecnologias para atingir a máxima economia de combustível. No 1.0 SCe os anéis de pistão, tuchos e polias variáveis (VVT) são revestidos em DLC (Diamond Like Carbon), composto de carbono com propriedades de dureza muito altas por causa da sua estrutura similar ao diamante (daí a inspiração para o seu nome).

No 1.6 SCe, esses elementos são revestidos em PVD (Physical Vapor Deposition). Estes revestimentos reduzem atrito e desgaste do motor, além de contribuir para a melhor eficiência energética. Tanto o DLC quanto o PVD são soluções que surgiram nas pistas da Fórmula 1 e agora ganham as ruas.

A bomba de óleo variável (1.0 SCe) é outra solução que surgiu nas pistas e chega aos carros de rua. Ela ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado de acordo com a rotação e a carga do motor. Como resultado, o motor absorve menos energia e, consequentemente, fica mais econômico.

Novidade em toda a linha 1.0 SCe e 1.6 SCe, o sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia já equipa Duster e Duster Oroch com o motor 2.0 desde a metade do ano. O funcionamento é simples e eficiente: durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível. Nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração. Esse sistema garante um consumo até 2% menor.

Outra novidade é a adoção da direção eletro-hidráulica. Para o motorista, isso representa direção ainda mais leve e menor esforço na hora de realizar manobras. A direção com esforço variável ainda se ajusta de acordo com a velocidade, ficando mais pesada em altas velocidades e proporcionando maior segurança. Como nesse sistema a bomba da direção passa a ser acionada por um motor elétrico à parte, e não pelo motor do carro, evita-se a perda de potência e se reduz em até 3% o consumo de combustível.

O sistema Stop&Start, exclusivo do motor 1.6 SCe de Sandero e Logan, desliga o motor automaticamente quando o veículo para em semáforo ou no trânsito pesado. E religa quando o motorista começa a pressionar o pedal da embreagem, economizando até 5% de combustível. O sistema pode ser ativado/desativado conforme a necessidade do motorista por meio de um botão à esquerda do volante.

Para potencializar o comportamento econômico, os modelos equipados com o Media NAV 2.0 trazem as funções “Eco-Coaching”, que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o “Eco-Scoring”, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.

Com os novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, Sandero e Logan ficam entre os carros mais econômicos de suas categorias (na cidade e com gasolina), segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O hatch 1.0 é o único modelo de seu segmento a superar a casa dos 14 km/litro, enquanto o sedã 1.0 se destaca pelo consumo de 13,8 km/l. Com o motor 1.6, o hatch atinge a marca de 12,8 km/l, enquanto o sedã chega a 13 km/l. Já o Duster 1,6 dá um salto de 9,5 km/l para 11,3 km/l com o novo motor.

 O 1.0 SCe

A Renault apostou na tecnologia para melhorar seus motores. O SCe é o único 1.0 do mercado com dois comandos de válvulas variáveis, na admissão e no escapamento. Nesse sistema, o variador de fase é posicionado no eixo comando de válvulas, e atua fazendo a leitura eletrônica da rotação do motor, variando em função disso a posição do eixo comando em uma faixa ampla. Com isso, as características do motor são modificadas, garantindo o bom desempenho em diferentes regimes de rotação e redução do consumo de combustível.

O 1.0 SCe oferece 90% do torque máximo (10,5 mkgf) já a 2.000 rpm graças ao duplo comando de válvulas variável, valor 15% superior ao do antigo 1.0. Na prática, esses números garantem um carro com maior agilidade, segurança e prazer ao dirigir. Para os motoristas que utilizam o carro em estrada, o motor 1.0 SCe oferece mais segurança nas ultrapassagens, já que as retomadas são até 6% mais rápidas (80 a 120 km/h em 14,1 seg). Além disso, a aceleração de zero a 100km/h está 8% melhor, com a marca de 13,0 s (etanol).

O 1.0 SCe é ainda mais potente que o seu antecessor. O motor gera 82 cv de potência quando abastecido com etanol e 79 cv com gasolina, ou seja, 2 cv a mais que o antigo quatro cilindros, seja com qual for o combustível. Outra evolução é a utilização de corrente de distribuição no lugar de correia, que dispensa a troca e garante baixo custo de manutenção.

O motor 1.0 SCe é produzido em uma das três fábricas da Renault no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Para a produção dos novos motores 1.0 SCe, uma linha de montagem completamente nova foi instalada na unidade CMO (Curitiba Motores).

 1.6 SCe 

O destaque do motor 1.6 SCe é o maior desempenho. A potência máxima de Sandero e Logan saltou de 106 cv para 118 cv, com etanol, ganho de 11,3%. Com gasolina, a potência foi de 98 cv para 115 cv, aumento de 17,3%. O torque também é maior no novo motor: 16,0 mkgf, seja com gasolina ou etanol.

O duplo comandos de válvulas variável na admissão garante maior torque desde as baixas rotações e também proporciona maior prazer ao dirigir. Os números de desempenho do novo motor 1.6 SC são excelentes. O Sandero, por exemplo, acelera de zero a 100 km/h em 10,3 segundos (ganho de 3,7s em relação ao antigo motor). A retomada de 60 – 100km/h está quase 4 segundos mais rápida (9,2s).

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No Duster e Duster Oroch o novo motor 1.6 SCe oferece 118 cv com etanol e 120 cv com gasolina. O torque máximo é de 16,2 mkgf com ambos os combustíveis. O ganho de potência e torque se dá por meio de uma outra calibração da nova central eletrônica e um trabalho no coletor de escapamento.

Sandero e Logan equipados com o câmbio automatizado Easy’R passam a oferecer controle eletrônico de estabilidade (ESP) e assistente de arrancada em subidas (HSA), que é acionado quando o carro se encontra em uma inclinação superior a 3°. As duas tecnologias garantem maior segurança.

Assim como o 1.0 SCe, o novo 1.6 SCe utiliza corrente de distribuição no lugar de correia, que dispensa troca. Traz ainda sistema de acessórios com acionamento por correia elástica (sem polia tensora), que garante baixo custo de manutenção.

VERSÕES

Com os novos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, a linha Sandero, Logan, Duster e Duster Oroch fica desta maneira:

Sandero

Authentique 1.0 12V

Expression 1.0 12V

Expression 1.6 16V

Expression 1.6 16V Easy’R

Dynamique 1.6 16V

Dynamique 1.6 16V Easy’R

Stepway 1.6 16V

Stepway 1.6 16V Easy’R

GT Line 1.6 16V R.S. 2.0

Logan

Authentique 1.0 12V

Expression 1.0 12V Expression

1.6 16V Expression

1.6 16V Easy’R Dynamique

1.6 16V Dynamique

1.6 16V Easy’R

Duster

Expression 1.6 16V

Dynamique 2.0 16V

Dynamique 2.0 16V Automático

Dynamique 2.0 16V 4×4

Duster Oroch

Expression 1.6 16V

Dynamique 1.6 16V Flex

Dynamique 2.0 16V

Dynamique 2.0 16V Automático


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