Classic Cars

10 carros únicos e exclusivos. E excêntricos

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Hoje em dia, automóvel não passa de um mero meio de transporte, que quando fica obsoleto, é trocado por outro mais recente e o antigo reciclado. Isso com algumas excepções, quando os entusiastas pretendem manter o seu bom e velho companheiro de viagem na garagem.

por Marcos Cesar Silva

No entanto, durante muitos anos, desde o início da história do automóvel, este era um roduto bastante pessoal, com vários elementos únicos. A seguradora Hagerty, em conjunto com o colecionador Jerome Reinan‌, decidiu eleger 10 automóveis únicos,m exclusivo e, porque não, excêntricos, construídos pelos seus proprietários, muitas vezes aproveitando bases antigas. Confira com AUTO&TÉCNICA:

American LaFrance Speedster (1918)



A American LaFrance é conhecida por ter produzido veículos de bombeiros de 1873 até 2014. O exemplar da foto nasceu mesmo como um carro de bombeiros, até ter sido transformado num Speedster, na década de 1950. Está equipado com um motor de quatro cilindros em linha, 9.500 cm3, produzindo apenas 90 cv de potência, mas 108 mkgf de torque. A potência é enviada para as rodas traseiras, por meio de duas correntes, pois na época ninguém conseguia criar um eixo capaz de aguentar tanto torque.

Auburn Speedster (1932)


Este Auburn sofreu um acidente nos seus primeiros anos de vida e, após isso, a sua reconstrução visava a participação na “500 Milhas de Indianapolis”. O motor original Lycoming foi substituído por um Buick de oito cilindros em linha, com quatro carburadores bijet Rochester. Mas nunca chegou a competir nessa prova, e disputou algumas corridas em pistas de terra.

The Beast”


O “The Beast”, construído por John Dodd, é capaz de atingir a velocidade máxima teórica de 320 km/h, graças ao motor Rolls-Royce Meteor, extraído de um tanque de guerra. Infelizmente, esta criação foi destruída num acidente, mas John não desistiu e criou outro exemplar, agora com umotor de avião Rolls-Royce Merlin de 27.000 cm3 litros. Atualmente, o carro permanece descansando na garagem do seu criador.

Cadillac Speedster 1913


Este Cadillac Speedster está equipado com um motor de 5,9 litros e cabeçote em “L”, mas tem uma particularidade. Na época, os engenheiros da Cadillac montaram as camisas dos cilindros em cobre, pois achavam que dissipava melhor o calor do motor. Além disso, está equipado também com partida elétrica, inovação estreada pela marca americana no ano anterior, no modelo Model Thirty.

Chevrolet Corphibian


O Chevrolet Corphibian foi uma transformação pedida pela própria marca à Hulten-Holm Company. A partir de um Chevrolet Rampside, foi criado um veículo anfíbio, capaz de ser controlado dentro da cabina ou da caçamba. Só um exemplar foi construído, vendido num leilão em 2016 por US$ 77.000, estando atualmente em exposição no Lane Motor Museum.

The Decoliner”


Randy Grubb é criador de máquinas completamente “fora da caixinha”. O Decoliner é uma das suas obras mais conhecidas, construída a partir de uma GMC Motorhome e que pode também ser dirigida no teto.

Helicron Propeller Car (1932)


Este Helicron Propeller Car é o único exemplar existente que se tem conhecimento. Foi encontrado num sítio na França em 2000, em bom estado e com a mecânica Citroen original preservada. As semelhanças com um avião não estão restritas somente à hélice na frente, visto que a direção é feita pelas rodas traseiras. Tal como o Chevrolet Corphibian, está em exposição no Lane Motor Museum.

Hudson Speedster (1916)


Este Hudson Speedster foi o primeiro automóvel a utilizar um virabrequim com contrapesos, de modo a eliminar as vibrações secundárias, podendo assim superar as 2.000 rpm sem problemas de maiores no seu motor de seis cilindros em linha e 4,9 litros.

Stout Scarab (1936)


Somente nove exemplares do Stout Scarab foram construídos e cinco existem hoje, tudo porque a visão do seu criador, William Bushell Stout estava muito à frente do seu tempo. Estava equipado com um motor Ford V8, montado na traseira, e suspensão de molas helicoidais nas quatro rodas. Muitos consideram que esta foi a primeira minivan existente, segmento que só vingou 50 anos depois.

The Surface Orbiter”


O “The Surface Orbiter” nasceu como um caminhão de leite, nos anos 5190, sendo transformado num anfíbio pelo conhecido fabricante de Hot Rods, Rick Dobbertin, no início dos anos 1990. Após estar concluído, Rick percorreu todo o Hemisfério Ocidental, num total de mais de 48.000 km em terra e quase 5.000 km em oceanos.




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