10 coisas que você precisa saber sobre carros elétricos
No Brasil e outros países emergentes (leia-se “Terceiro Mundo”), o carro elétrico já é realidade. Por aqui, ainda é visto como ficção científica, por desinteresse do governo e das montadoras, mas também por fata de informação por conta dos compradores. Mas isso é questão de tempo. No terceiro trimestre de 2020, por exemplo, as vendas de automóveis elétricos e híbridos cresceram 121% nos principais mercados europeus, de acordo com a European Automobile Manufacturers Association.
Este aumento do interesse nos elétricos é acompanhado de questões que podem ser encontradas na Internet: mais de 66 milhões de resultados de pesquisas para “questões sobre o veículo elétrico”. AUTO&TÉCNICA vai ajudar você a esclarecer algumas destas dúvidas.
1. Todos os veículos elétricos são automáticos?
Sim, os veículos elétricos não precisam de uma caixa de câmbio, apenas de um sistema para reduzir as rotações. A razão está na forma como um motor elétrico funciona, que fornece a potência e o torque para que possa mover as rodas de maneira direta.
2. E os híbridos plug-in? Também são exclusivamente automáticos?
Nos veículos híbridos, que utilizam também um motor de combustão interna, pode ser aplicada a transmissão automática ou manual. A condução é sempre “automática” em modo elétrico.
3. Os carros elétricos tem sistema de escapamento?
Os veículos elétricos não precisam de escapamento, pois não têm qualquer tipo de combustão e necessidade de direcionar os gases queimados. No entanto, nos veículos híbridos, o motor de combustão requer normalmente esse sistema.
4. Um motor elétrico pode ser manuseado por qualquer um?
Não, não é necessário nem aconselhável. O sistema elétrico é identificado na maioria dos carros por itens de cor laranja específica, e só deve ser manuseado por um especialista. Um choque pode ser fatal.
5. A utilização do sistema de aquecimento/refrigeração interna e das luzes afeta a vida útil da bateria?
Num veículo elétrico tudo funciona com a energia armazenada na bateria, desde o motor elétrico até o aquecimento, luzes ou som. Por isso, afeta o consumo de baterias e deve ser levado em consideração. Num veículo híbrido, em modo elétrico, as circunstâncias são as mesmas, e no modo de combustível -que funciona com gasolina, diesel ou etanol-, afeta em menor proporção.
6. O carro elétrico tem menos espaço interno do que os mesmos modelos a combustível mineral ou vegetal?
Quando um veículo elétrico é projetado como tal desde o início, a bateria fica em geral localizada na parte inferior do assoalho, o que até permite interiores mais espaçosos. Nos veículos híbridos, a bateria quase sempre está localizada nos espaços externos disponíveis, é menor e geralmente não afeta o espaço do habitáculo.
7. Há algum risco com o sistema elétrico em caso de chuva ou inundação?
Não. No caso de veículos elétricos ou híbridos no modo movido a eletricidade, o sistema de alta tensão incorpora medidas de segurança suficientes para o tornar totalmente seguro. Muitas destas medidas são agrupadas na unidade de controle da bateria, que desliga automaticamente o sistema em caso de avaria. O mesmo acontece em caso de acidentes.
8. O tanque de combustível num carro híbrido é menor?
Não necessariamente. Em geral o tanque tem um pouco menos de capacidade, mas como o veículo é mais eficiente e tem um modo elétrico, a autonomia total não será reduzida. Com a remodelação do formato do tanque, as fábricas conseguem bons níveis de capacidade.
9. O que deve ser levado em consideração ao carregar a bateria?
O processo de carregamento da bateria é tão simples e seguro como ligar um rádio na tomada. Devemos seguir algumas algumas instruções, como travar as portas (para que nenhum espertalhão leve seu carro) ou ter o freio de estacionamento acionado (para evitar acidentes) e, além disso, observar as indicações luminosas do carregador ou do painel do carro para saber que processo está sendo seguido: carga programada, carregamento ou carga completa.
10. Carros elétricos exigem alguma manutenção adicional?
Não, o sistema de tração elétrica, tanto em elétricos puros como híbridos plug-in, não requer manutenção específica. E no que diz respeito ao motor de combustível, a sua manutenção segue o calendário convencional, tendo em conta que funciona em condições muito mais favoráveis.
Confira abaixo o vídeo produzido pela SEAT: