Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

10 rodas que fizeram história (e são copiadas até hoje)

Compartilhe!

As rodas de um carro podem contribuir muito para a sua imagem. Vários automóveis começa, a ser desenhados a partir das rodas, tal a importância deste item no visual.  Aliás, nada muda mais a imagem de um carro que rodas bem desenhadas e de qualidade, personalizadas e na medida certa. E por falar em personalização, as rodas são elementos fundamentais em qualquer projeto, se não for o mais importante.

download

Apesar de não parecer, vivemos atualmente uma época muito feliz para as rodas, onde vários avanços tecnológicos permitem que sejam mais leves, mais resistentes, várias medidas e off sets, fabricadas com vários tipos de acabamentos.

No entanto, nos carros originais de fábrica -excluindo as rodas de aço com calotas plásticas- estes equipamentos são também fundamentais e muitas vezes ajudam a colocar o carro num patamar acima da concorrência, ou até marcar uma época. Muitos modelos de rodas de anos atrás foram inspiradores para criar tendências que encontramos até hoje. AUTO&TÉCNICA escolheu alguns modelos que, na nossa opinião, ficarão para sempre na história do automóvel.

jantes rs4 7raios

10. Audi RS4

O Audi B7 RS4 foi um carro muito importante para a Audi. Tinha desempenho elevado e comportamento irrepreensível, tudo com uma estética das mais felizes. As rodas que equiparam esta versão ficaram associadas ao carro, distinguindo esta versão das restantes mais “normais”. As rodas tem sete raios duplos e tornaram-se populares mesmo em outras versões da Audi e Volkswagen. Com offset muito agressivo no modelo original, as rodas identificam de imediato esta versão esportiva. São copiadas até hoje.


jantes jaguar xj220

9. Jaguar XJ220

Podem não parecer rodas muito interessantes, mas contribuíram para que esse Jaguar pudesse ultrapassar os 320 km/h. O XJ220 usava rodas aro 17 na frente e aro 18 na traseira. O desenho tinha como objetivo otimizar a aerodinâmica do carro. Estas rodas são da Speedline, feitas de alumínio. Este modelo inspirou também alguns modelos de rodas que se tornaram famosos nos anos seguintes.


jantes saab super aero

8. Saab 9000

Estas rodas equipavam o Saab 9000 Aero. e seus três raios marcaram época. Inspiraram entre outras, as rodas “esfiha” que fieram sucesso por aqui. Apesar da moda das rodas de três raios no final da década de 1980 e início de 1990, com várias marcas copiando o estilo, o modelo Super Aero da Saab era a mais bonita. As rodas aro 16’ Super Aero tornaram-se bastante populares na Europa e ficaram associadas à marca sueca. Tem bastante procura ainda hoje.


jantes ferrari f40

7. Ferrari F40

O Ferrari F40 é a referência dos superesportivos do final da década de 1980 e inicio dos anos 1990. As rodas “estrela” que equipam o F40 são igualmente especiais, apesar de serem aro 17, medida normal hoje em dia, algo discreto se compararmos com os esportivos da atualidade. Na frente as medidas são 8×17  e na traseira as rodas são 13 x 17’. Estas rodas “estrela”de cinco  raios permitiram, por exemplo, montar pneus 335/35 ZR 17 na traseira. Eram feitas pela Speedline e copiadas mundo afora.


jantes alfa romeo 8c

6. Alfa Romeo 8c

Os círculos sempre estiveram presentes no desenho de grande parte das rodas da Alfa Romeo. São muitos os modelos que usam esta figura geométrica  para criar modelos de rodas  emblemáticos. As rodas dos Alfa Romeo, são inconfundíveis pela harmonia com o desenho do carro e elegância. O Alfa 8C Competizione foi apresentado no Salão de Paris em 2006. O carro teve muitas opiniões positivas e o desenho da roda com cinco círculos teve o seu auge nesta versão da foto, de 20 polegadas. Podem parecer pesadas, mas são feitas em alumínio forjado, muito leves. Parecem também maiores do que são,  e até hoje inspiram as rodas usadas nos Fiat.


jantes lancia integrale

5. Lancia Delta Integrale

Este modelo ganhou popularidade inigualável devido aos ralis em que o Lancia Delta participou e venceu. Estavam disponíveis alguns modelos de rodas diferentes para as várias versões do Delta, mas as que equipavam o Integrale Evo 1 foram certamente as mais marcantes. Fabricadas pela Compomotive, as rodas TH2 foram especialmente concebidas para competição permitindo arrefecimento maior e uso de pneus com a tecnologia run flat CTS. Havia uma versão destas rodas que equipavam a versão para o público, mas não tinham o mesmo impacto que as Compomotive TH2 de 17 polegadas’.


jantes halibrand

4. Shelby Cobra

O Cobra é criação da marca inglesa AC Motors. Depois Carrol Shelby que procurava um chassis leve e para fazer um carro competitivo, comprou o chassis e carroceria Cobra da AC e, em 1962 introduziu no mercado o Shelby Cobra, um dos muscle cars mais desejados da história. Ainda hoje o carro é produzido com as mesmas especificações e pode valer muito no mercado de clássicos. Também é copiado em todos os cantos.  O Cobra original vinha equipado com rodas Halibrand de 15 polegadas com cubo-rápidoo central funcional. As rodas Halibrand eram igualmente usadas em várias competições nos estados unidos e sua  fabrição em magnésio e alumínio as transformou em excelente escolha diante da concorrência. As rodas se tornaram clássicas e ficaram ainda mais famosas ao equipar também o Ford GT40.


vw golf gti pirelli

3. VW Golf GTI Mk1

O VW Golf GTI Mk1 iniciou a era dos hot hatchs. Curioso é que foi um projeto de fim-de-semana dos engenheiros da VW. A primeira versão e algumas séries especiais vinham equipadas com incríveis rodas Pirelli na medida 6×14. As aberturas nas rodas tem o P de Pirelli, e as tampas das jantes possuem também a marca estampada. As rodas eram especiais, porque o detalhe do P não era logo reconhecido, assim como o próprio carro, que era um pequeno esportivo que passava, inicialmente desapercebido. Mais tarde as rodas foram recuperadas para a segunda versão do Golf, embora com medidas diferentes. Hoje em dia são também procuradas para equipar as versões restauradas dos Mk1. Teve uma cópia brasileira…


jantes fuchs

2. Porsche 911

Provavelmente o Porsche 911 é o carro esportivo mais marcante da história do automóvel. As rodas que equipavam os primeiros modelos, entre 1966 e 1989, eram de cinco raios de alumínio forjado. Recentemente o desenho foi recuperado e adaptado às dimensões atuais para equipar algumas versões especiais. Falamos das rodas Fuchs, muito copiadas no Brasil. São reconhecidas de imediato. As rodas Fuchs são tão emblemáticas quanto o Porsche 911, seu desenho continua atual e são fabricadas em várias medidas até hoje.


jantes bmw cross spoke

1. BMW E30 Cross Spoke

Este é o desenho de roda mais copiado no mundo. Até os chineses estão produzindo “réplicas”. As rodas que equipavam o BMW E30 eram opcionais quando foram lançadas em 1982. O que as torna especiais é o seu desenho com raios cruzados. A utilização das mesmas na linha BMW, em especial no M3, tornou-as famosas. Mais tarde, muitos outros modelos foram construídos usando variações no desenho. Aqui estiveram nos Santana/Quantum, Omega, Verona e Monza. Este tipo de roda é oficialmente chamado de “cross spoke” ou “mesh design”. Este modelo fabricado pela BBS, rapidamente se tornou popular em carros esportivos e de competição. A construção destas rodas as deixava mais leves e resistentes para uso em competição, ao mesmo tempo que permitiam dissipar facilmente o calor. Mais tarde surgiram também as versões tripartidas, em que a BBS foi pioneira. Hoje em dia continua a ser um desenho clássico que não sofre críticas e é muito apreciado.

a1


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español