15 carros que a Porsche nunca produziu

Sob o título “Porsche Unseen”, a Porsche publicou um livro, onde pela primeira vez, estudos de desenho e projetos criados entre 2005 e 2019, e que foram mantidos em segredo até agora, são retratados

No total, são 15 os modelos que a Porsche finalmente tornou público, na obra “Porsche Unseen”. Modelos que são na verdade projetos que nunca passaram à produção, mas com os quais, agora, qualquer mortal pode sonhar.
A maioria deles são projetos muito ambiciosos, avançados e interessantes, cujas limitações técnicas e de marketing não permitiram que se materializassem. No “Porsche Unseen” (algo como “A Porsche nunca vista”), há quatro famílias de projetos: “Spin-offs“, “Little rebels“, “Hyper cars“ e “What’s next?”.
Vamos conhecer cada uma delas com AUTO&TÉCNICA?
1. Spin-offs
Porsche 911 Safari (2012)

Inspirado no Porsche 911 SC que em 1978 venceu a “East African Safari Rally”, este Porsche 911 Safari foi criado em 2012. Além da decoração que remete ao original, esta versão também viu a sua altura ao solo aumentar e teve muitos dos seus componentes reforçados.
Porsche Macan Vision Safari (2012)

Mais uma ideia que não devia ter ficado engavetada. Este Porsche Macan Vision Safari também se inspirou nas conquistas da marca nos ralis. Carroceria de duas portas, bordas dos paralamas mais largas, “santoantonio” e pneus/rodas enormes. Foi assim que a Porsche fez um dos Macan mais interessante. Pena que não tenha recebido o OK ara o projeto ir adiante.
Porsche Boxster Bergspyder (2014)

Inspirado pelos Porsche 909 e 910 Bergspyder que dominavam o Campeonato Europeu de Subida de Montanha, este Porsche Boxster (geração 981) é uma das interpretações mais sedutoras que já vimos do mais pequeno spyder da marca alemã. Tal como o Porsche 909 Bergspyder, também este Boxster apostava no baixo peso: menos 384 kg do que o Boxster original. Resultado? Apenas 1130 kg de peso. Animando este Bergspyder do século XXI encontramos o mesmo motor 3.8 de seis cilindros opostos que conhecemos do Cayman GT4.
Porsche Le Mans Living Legend (2016)

As cores e decoração, enfim, todos os elementos estéticos não deixam margem para dúvidas. Este Porsche Le Mans Living Legend é uma homenagem ao Porsche 550. Simplesmente, o primeiro modelo fechado, saído de Stuttgart-Zuffenhausen em 1955, com destino à “24 Horas de Le Mans”. O resto é história.
2. Little rebels
Porsche 904 Living Legend (2013)

Inspirado pelo Porsche 904, este novo Porsche 904 Living Legend compartilha a sua base com um “primo” distante. Dizem que as melhores soluções às vezes são as mais simples. No caso deste Porsche 904, foi o que aconteceu. A marca recorreu à Volkswagen e pediu emprestada a plataforma do VW XL1. Tal como a versão mais radical do XL1 —que nunca chegou à linha de produção—, também este 904 é movido por um motor V2 de origem Ducati (isso mesmo de uma moto). Devido ao seu desenho e estrutura minimalista, o peso não passava dos 900 kg.
Porsche Vision 916 Spyder (2016)

Por falar em simplicidade, quão minimalista pode ser um Porsche atual? Um estagiário da equipe de desenho da Porsche respondeu à pergunta com este conceito. A inspiração estilística para este Vision Sypder foi o Porsche 916, um protótipo de competição do início da década de 1970, mas que nunca entrou em produção. Este Porsche Vision 916 tem quatro motores elétricos nos cubos das rodas —homenagem ao primeiro Lohner-Porsche com tração nas quatro rodas, desenvolvido por Ferdinand Porsche em 1900.
Porsche Vision Spyder (2019)

O ator James Dean é um dos grandes nomes da heróis da história da Porsche, apesar de sua morte trágica. O Porsche 550 Spyder prata, que carinhosamente apelidou de “Little Bastard”( “Pequeno Bastardo”), permanece na nossa lembrança até hoje. Este Spyder é uma homenagem a James Dean, mas não só. É também uma homenagem a Hans Herrmann, que correu na “Carrera Panamericana” em 1954, conquistando uma vitória na categoria e o terceiro lugar na geral para a Porsche.
3. Hyper Cars
Porsche 919 Street (2017)

Um dos mais bem sucedidos protótipos do século XXI e o último (por enquanto…) capítulo de sucesso da Porsche na categoria rainha das provas de resistência, Le Mans. O Porsche 919 Hybrid venceu a “24 Horas de Le Mans” três vezes consecutivas, 2015, 2016 e 2017. O Porsche 919 Street foi desenvolvido com base na tecnologia do 919 de competição, prometendo uma experiência “Le Mans” aos mortais. Tem mais de 900 cv e parece tão real que acreditamos que a sua produção esteve perto de acontecer; chegou a ser considerada a produção de uma versão do 919 para poder ser usada em circuitos, de forma similar ao programa FXX da Ferrari.
Porsche 917 Living Legend (2013)

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A Porsche venceu a “24 Horas de Le Mans” 19 vezes. De todos os modelos que regaram a história da Porsche com champanhe, um dos mais emblemáticos é o Porsche 917 KH e a sua pintura vermelha e branca. Foi ao volante deste carro que Hans Herrmann e Richard Attwood alcançaram a primeira vitória geral da Porsche no Circuit de la Sarthe no verão de 1970. Em 2013, para marcar o retorno do Porsche à classe LMP1, uma equipe em Weissach desenvolveu a reinterpretação moderna do Porsche 917. Um modelo à escala 1:1 criado em seis meses com o objetivo de trazer a lenda para os dias atuais.
Porsche 906 Living Legend (2005)

Este foi um dos modelos que mais chamou atenção na compilação. O 906 foi o primeiro protótipo da Porsche com chassi tubular. Com motor 2.0 de seis cilindros opostos, este pequeno mas eficiente protótipo conseguia atingir os 280 km/h de velocidade máxima.
Porsche Vision E (2019)

Já não é mais preciso imaginar como seria um Fórmula E de “produção”. A Porsche fez isso para nós. Este modelo pretendia dar aos pilotos amadores as sensações de conduzir um carro de fórmula 100% elétrico.
Porsche Vision 918 RS (2019)

Seria fantástico ter visto este Porsche Vision 918 RS em produção. Trata-se do modelo que em 2010 anunciou o início da era da eletrificação na Porsche. Aqui surge com roupagens RennSport (RS), e certamente que seu desempenho acompanharia o visual. Caso tivesse ganhado vida, representaria a derradeira expressão de potência, exclusividade e performance da marca.
Porsche Vision 920 (2020)

As fronteiras entre a competição e a produção sempre foram muito estreitas para a Porsche. Este Porsche 920 representa a derradeira presença da Porsche na categoria LMP1, uma proposta para suceder ao 919 Hybrid, gerando tanto um modelo de competição como de rua.
O objetivo deste projeto era combinar a função e pragmatismo da carroceria de um carro de corridas com a linguagem estilística da Porsche no momento atual. Missão cumprida, sem dúvida.
4. What’s next?
Porsche 960 Turismo (2016)

Imaginem um Porsche 911. Agora adicione portas traseiras e mais espaço. Se a sua imaginação não trair, ficará muito próximo deste Porsche 960 Turismo. Um modelo que apesar de não ter entrado em produção, serviu de tubo de ensaio para muitas das soluções estilísticas que encontramos na linha atual da Porsche.
Porsche Race Service (2018)

Pode um Porsche estar focalizado no espaço e versatilidade? Será compatível com a filosofia da marca? Michael Mauer e sua equipe responderam a essas perguntas em 2018, com uma visão fora do comum.
Inspirados pelas Volkswagen Kombi que prestavam assistência aos Porsche em competições, criaram este modelo 100% elétrico e capaz de ser 100% autônoma. A ligação com a Volkswagen permanece nesta releitura, pois deveria derivar da MEB e, sobretudo, do ID.Buzz. O detalhe mais intrigante? A posição de condução, que é central.
Para fãs e colecionadores
Estes estudos de desenho reunidos no “Porsche Unseen” nunca antes publicados estão agora sendo apresentados pela área de imprenbsa da Porsche numa série de matérias. A “911:Magazine” –em formato web TV– dedicará também um episódio a alguns destes estudos e examinará a ligação entre os estudos e os modelos atualmente em produção, em conjunto com o chefe de desenho da Porsche, Michael Mauer.
Para os fãs da marca, o livro intitulado “Porsche Unseen” vai ser lançado hoje pela editora alemã Delius Klasing. Estes protótipos são apresentados em detalhes em 328 páginas, com fotos de Stefan Bogner e textos de Jan Karl Baedeker. É publicado pela Delius Klasing Verlag, e está também disponível na loja do Museu Porsche.