1965: UM MUSTANG NO ALTO DO EMPIRE STATE
A história do Ford Mustang é mais do que conhecida, mas poucos se lembram de uma ousada estratégia de marketing que a marca promoveu em 1965, para o lançamento do modelo conversível. Simplesmente um Mustang foi colocado no terraço do Empire State Building, em Nova Iorque, para uma sessão de fotos.
Este arranha-céu, com 443,2 metros era então o edificio mais alto do mundo, título que manteve durante mais de 40 anos. Por isso, a brilhante ação da Ford ganhou páginas e páginas de destaque na imprensa.
Mas sempre ficou a curiosidade. Como o Mustang foi parar naquele terraço? Em outubro de 1965 a Ford precisava de algo realmente grande para lançar o Ford Mustang conversível, e foi então que alguéma pensou no Empire State Building, onde as fotos seriam produzidas. Assim, idéia aprovada, ficou o problema: o Mustang precisaca ser levado até lá, e não poderia ser içado de helicóptero, por razões de segurança.
A solução foi cortar o carro –um Mustang branco- ao meio, para fazer com que ele chegasse ao terraço, a 381 metros do solo. Foram retiradas as rodas, os bancos e as metades do carro subiram de elevador, sem maiores dificuldades.
Uma vez no andar desejado, voltaram a montar o Mustang para uma sessão de fotos, para surpresa dos visitantes do edifício. Naquele dia, umas 14 mil pessoas puderam admirar o Mustang conversível no terraço, antes que fosse desmontado e levado do Empire State.
Bons tempos em que as áreas de marketing das montadoras –não só a Ford- tinham idéias interessantes, de simples execução e de forte impacto.