Classic Cars

25 curiosidades sobre o Fusca que você talvez não saiba

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Você Sabia Que…

… o Fusca, diferente de quase todos os outros carros, tinha os componentes de sua carroceria parafusados, e não soldados, facilitando muito reparos;

… o Volkswagen foi homenageado na forma de selos postais em vários países do mundo;

… depois de incentivar a produção do carro popular e a volta da produção do Fusca, o presidente Itamar Franco se esquivou a comprar um destes carros oferecido pela Volkswagen, alegando não ter dinheiro para comprar um;

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… quem desenvolveu a Kombi foi o holandês Ben Pon, também responsável pela exportação dos primeiros Volkswagen para o mercado norte-americano?

… o Fusca era ridicularizado no início de suas exportações para os Estados Unidos, mas anos mais tarde se transformou em carro da moda, e em 1965 já haviam sido vendidos 2 milhões de carros naquele mercado, com lista de espera de nove meses;

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… o Fusca é o carro mais vendido em todos os tempos com mais de 21.200.000 unidades comercializadas desde 1938;

… o Dia Nacional do Fusca, comemorado 20 de janeiro, faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo;

… o Encontro Nacional do Fusca de 1995 está registrado no Guinness Book (“O Livro do Recordes”), com a marca de 2.728 carros reunidos no Autódromo de Interlagos;

… “Bananinha” é o apelido que foi dado ao indicador de direção elétrico que existia nas colunas dos Fusca fabricados até 1959;

… no Brasil foram fabricados mais de 3,3 milhões de Fuscas entre 1959 e 1996;

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… as placas dos primeiros modelos alemães começavam com as letras IA, prefixo para todos os carros registrados na região de Stuttgart entre 1906 e 1945;

… a Volkswagen tem em seu acervo o protótipo NSU 32, mas os protótipos dos VW 3 e VW 30 são réplicas, pois os originais foram destruídos na guerra;

… a Tatra, após a Segunda Guerra, processou a Volkswagen por quebra de patente, e isso foi resolvido em 1961, acerto financeiro pesado que acabou prejudicando os investimentos na modernização do Fusca durante os anos 1970;

… foram feitos oficialmente 38 protótipos até a definição do projeto do Fusca -um V1, um V2, três VW3, 30 VW30 e três VW38 de madeira. O número não é exato e todos foram destruídos;

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… o Fusca cabriolet foi fabricado na Alemanha a partir de 1948, sendo que naquele ano três unidades foram produzidas oficialmente. A produção se encerrou em 1980, ano em que foram feitas 544 unidades. No total foram produzidos 331.868 unidades do cabriolet;

… o Fusca que mais rodou marcou 2.515.852 Km, percorridos pelo motorista californiano Albert Klein, entre 1963 e janeiro de 1995;

… em 27 anos, o Fusca passou por mais de 2.700 inovações, sem nunca alterar o projeto original básico;

… em pesquisa realizada em 1963, o carro preferido de 82,8 % dos brasileiros e de 83 % dos norte-americanos era o Fusca; em 1972, um em cada dois brasileiros que compravam carro novo saíam das concessionárias ao volante de um Fusca; em 1986, 30 % da frota nacional de automóveis do País era composta por Fusca;

… em 1993, a lista de espera dos compradores do novo Fusca “Itamar” chegou a ter 13 mil interessados;

… no Brasil foram produzidas 3.367.390 unidades do Fusca;

… o emblema exibido no capo dos primeiros Fusca alemães representava o Castelo de Wolfsburg;

… 22 de junho é o Dia Mundial do Fusca;

… não existiu Fusca de duas cores de fábrica, apenas os Hebmüller e Karmann;

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… no Brasil o Fusca deu origem aos seguintes carros: 1600 quatro portas, Kombi, TL, Variant, Variant II, Brasilia, Karmann-Ghia, Karmann-Ghia TC, SP-1/SP-2, e ainda teve seu motor usado nos primeiros Gol e Saveiro;

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… o primeiro emblema da VW aplicado no Fusca era uma estilização da Cruz Suástica. Por razões óbvias parou de ser usado e a marca não costuma fazer referências a ele.

 


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