Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

25 de março? Land Rover contra as cópias chinesas

Compartilhe!

Olhe bem para a foto abaixo e responda: qual é o Range Rover Evoque original e qual é a cópia chinesa? O desenhista-chefe da marca britânica, Gerry McGovern, explicou que a estratégia para evitar as falsificações passa por não apresentar concept cars.

A Land Rover tem manifestado algum incômodo com as cópias de marcas chinesas de alguns dos seus modelos. O caso mais conhecido foi o do Landwind X7, réplica do Range Rover Evoque, que inclusive já deu origem a um processo judicial contra o fabricante chinês (que não deve dar em nada, como sempre).

Ouvido pelos jornalistas europeus, o designer da Land Rover admitiu que, desde que esta situação se verificou, tem havido algum nervosismo quando a marca apresenta novos concept cars, uma vez que é necessário proteger o investimento no desenvolvimento de modelos novos que, em alguns casos, pode ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão. Assim que um concept mais próximo de um modelo de produção é apresentado, chineses já começam a pensar em como copiar o modelo.

O último conceito que  a marca britânica apresentou foi o Discovery Vision, em 2014, que deu origem à nova “família” Discovery. Antes disso, em 2011, foi revelado o DC100 concept, antecipando o próximo Defender. Tenha certeza de que, neste momento, muitos chineses já estão desenvolvendo as cópias desses carros.

 

Ah, o falsificado é o verdinho, igual ao da foto acima…


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español