Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

25 modelos que marcaram os anos 1980 e 1990

Compartilhe!

Alguns apresentaram soluções inéditas, outros foram sinônimo de ressurgimento de marcas que viveram encarnações melhores. Foram também os anos dos primeiros SUVs e das primeiras minivans, representantes de novos estilos de vida.

Neons, conversíveis, música eletrônica, Xuxa, ombreiras, o último suspiro do rock brasileiro e máquinas de fumaça. A década de 1980 foi muito mais que isso: a “reaganmania”, o terror nuclear, um panorama econômico mundial instável e a queda do muro de Berlim marcaram uma época que ainda lembraremos, acima de tudo, pela sua diversão. Com a década de 1990, vieram os conceitos de globalização, uma incipiente consciência climática que alguns insistem em manter até hoje e uma nova era de expansão tecnológica que culminaria na popularização da eletrônica e da Internet, o maior fenômeno social e cultural das últimas décadas.

Todas essas mudanças também podem ser lidas nas linhas, tamanhos e formatos dos carros que arrancaram suspiros e olhares de admiração durante aqueles anos. Dos comedidos urbanos que surgiram no início dos anos 1980 até aos ângulos esportivos e à obsessão aerodinâmica, passando pela expansão japonesa e a chegada dos primeiros SUV às ruas.

Segue uma lista de 25 carros, formada por alguns dos melhores desenhos e projetos da época, seja pela influência que teve no mercado, pela sua capacidade de inovação ou simplesmente pela beleza sedutora. Muitos deles chegaram ao Brasil. Qual o seu preferido?

 


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *