Última hora

280 km/h: Volkswagen mostra Golf de 400 cv

Compartilhe!

GTKLS84G

A Volkswagen escolheu Pequim para apresentar o primeiro de uma série de novos protótipos do Golf, que servem para demonstrar as novas possibilidades de personalização e desempenho de seu compacto. O Golf R400 é um hatch esportivo, cujos 400 cv colocam o carro em uma nova dimensão. O carro foi desenvolvido pela divisão R da Volkswagen, num programa cujo principal objetivo é apresentar as capacidades de engenharia e destacar as possibilidades de personalização dos veículos da marca alemã.

image_11056_0_1398176673

O hatch de duas portas é baseado no mesmo conjunto mecânico que foi introduzido no Golf R, e que tem como principal objetivo competir com as recentes apostas das marcas premium alemãs em versões como o Mercedes A45 AMG, BMW M235 Coupé e Audi RS3. O Golf R400 está equipado com uma versão mais potente do novo motor 2.0 (EA888) do Golf R, cuja engenharia foi supervisionada pelo Diretor de Desenvolvimento de Motores da Volkswagen, Fritz Eichler.

O novo conceito tem mais 104 cv do que o já potente Golf R. Graças ao motor da divisão R, o Golf R400 consegue chegar aos 100 km/h em 3.9 segundos e atingir a velocidade máxima de 280 km/h.

Volkswagen-VW-R400-Golf-engine-
Para otimizar o aumento de potência, a Volkswagen equipou o R400 com uma caixa der câmbio manual de seis velocidades e a versão mais recente do sistema de embreagem 4Motion de tração nas quatro rodas, combinação que também já havia sido explorada no novo Golf R.

O sistema 4Motion altera constantemente a quantidade de tração enviada para os eixos dianteiro e traseiro, conforme o necessário. Atua em combinação com os diferenciais autoblocantes EDS e XDS+, integrado no sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP) multi-função do Golf R400. Este sistema inclui modo esportivo, que possibilita uma intervenção menos agressiva da parte eletrônica quando as condições de direção permitem.

VW-Golf-R400-sketch-Beijing-Motor-showO desenho desse potente hatch é mais agressivo do que outros protótipos anteriores baseados no best-seller da Volkswagen. Desta forma, o R400 conta com pára-choques mais robusto e com detalhes de fibra de carbono. As entradas de ar também sofreram modificações, para conseguirem levar maior quantidade de ar até ao compartimento do motor e aos freios dianteiros.

Nas laterais o veículo recebeu espelhos retrovisores com carenagem de fibra de carbono e discretas mini-saias. Na traseira, destaque para o spoiler de fibra de carbono no alto da tampa do porta-malas, o pára-choques mais reforçado e com apliques de fibra de carbono e saídas de ar verticais, além do difusor de fibra de carbono com duas ponteiras de escapamento.

Além disso o desenho do veículo inclui detalhes em amarelo junto aos faróis por LEDs, na grade e nas pinças dos freios, para se diferenciai ainda mais do Golf R. O novo protótipo recebeu ainda emblemas “R400” amarelos e cromados.

Por dentro, o Golf R400 também sofreu modificações em relação ao Golf R, com o painel instrumentos modificado e bancos com suporte de fibra de carbono na frente, combinados com detalhes de fibra de carbono e costuras amarelas.

Ainda não existe nenhuma confirmação de que o Golf R400 vai chegar ao mercado, mas enquanto isso vai com chamar muita atenção dos admiradores VW.


Compartilhe!
1713535939