458 Speciale A: a Ferrari está cada vez mais abusada
A Ferrari acabou de anunciar que irá apresentar uma edição limitada da 458 Italia no Salão de Paris. A 458 Speciale A (A de Aperta, aberta) surge como celebração e homenagem ao sucesso que o modelo teve no mercado, aos vários prêmios que recebeu e às vitórias em Le Mans, Daytona e Sebring.
A edição especial é, segundo a Ferrari, o mais potente spider na história da marca, combinando desempenho extremo com o prazer de pilotar um conversível. A capota retrátil demora 14 segundos para baixar ou subir, e é produzida em alumínio, o que permitiu reduzir 50 kg no peso do carro em relação à Speciale cupê.
Debaixo do capô da 458 Speciale A está o motor V8 naturalmente aspirado mais potente já construído pela Ferrari. Tem 605 cv de potência e produz 540 mkgf de torque a 6000 rpm. Atinge os 100 km/h em míseros 3 segundos e fez uma volta em Fiorano em 1m23.5s; a velocidade máxima não foi divulgada, mas deve ser os mesmos 325 km/h do cupê “normal”. Isto deve-se em parte à aerodinâmica frontal e traseira, rigidez do chassi e sistema SSC (Side Slip Angle Control, ou Controle de Ângulo de Escorregamento Lateral).
Na estréia mundial o carro será mostrado pintado num amarelo de três camadas e com uma faixa central em Blu Nart e Bianco Avus, bem como rodas forjadas de cinco raios Grigio Corsa. No interior, o cockpit apresenta estilo inspirado nos carros de cometição, mas com materiais exclusivos trabalhados de forma artesanal e bancos de camurça redesenhados e com costuras contrastantes.