Última hora

Europa: carros terão caixa-preta e bloqueio em caso de excesso de álcool

Compartilhe!

Já a partir de julho do ano que vem, irão entrar em vigor novas regras na Europa para os automóveis, o que inclui um sistema de bloqueio da ignição caso o motorista esteja alcoolizado. Os novos modelos vão incorporar também uma “caixa-preta”, havendo a hipótese de introduzir este dispositivo em pós-venda, no caso de veículos anteriores às novas regras. Para quem não sabe, muitos carros nacionais já contam com um recursos semelhante, onde em caso de acidente fica registrada toda a situação do veículo segundos antes e segundos depois do choque. Já está sendo usado -meio em segredo- pela justiça.

por Marcos Cesar Silva

Blog Paíto Motors - Autobahn - o mítico sistema de rodovias alemãs

Estes dois detalhes estão entre um conjunto de 30 novas tecnologias, cuja maioria será obrigatória em veículos novos a partir do próximo ano e em modelos já existentes que venham a ser registrados depois de julho de 2024; o objetivo é reduzir a mortalidade nas estradas europeias.

Aquele continente já tem um dos menores índices de mortalidade rodoviária do mundo –49 acidentes fatais por milhão de habitantes, contra 174 em nível global-, mas a União Europeia pretende reduzir ainda mais estes números.  

Passará a ser também obrigatório um sistema de velocidade inteligente, que alerta o condutor sempre que o limite permitido por lei for superado. O sistema terá por base mapas e observação dos sinais de trânsito para detectar qual a velocidade limite na via em que o veículo está transitando.  

Por outro lado, todos os veículos de passageiros e comerciais terão um sistema de frenagem de emergência (já existente em caminhões e ônbus por lá), e ainda um sistema de emergência de manutenção da faixa de rodagem. 

Outros sistemas de segurança já existentes serão tornados obrigatórios, como alerta de sonolência, sinal de frenagem de emergência, alerta de obstáculos que surjam atrás do veículo e alerta de perda de pressão de ar dos pneus. A presença de ciclistas e pedestres a determinada distância do veículo também passará a ser detectada.  


Compartilhe!
1713290638