Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Elétricos: baterias Porsche vão carregar em 15 minutos

Compartilhe!

Por meio de uma “joint-venture” com a empresa alemã Customcells, a Porsche está se preparando para criar baterias capazes de serem carregadas em apenas 15 minutos.

por Marcos Cesar Silva

Isso mesmo, em apenas 15 minutos. Imagine este cenário: em um país qualquer de Primeiro Mundo, você está viajando com um Porsche Taycan e as baterias estão quase descarregadas. Por enquanto, essa situação é sinônimo de uma parada de cerca de 25 minutos num ponto de carga rápida, de 800V, com uma potência máxima de 270 kW (e apenas para repor até 80% das baterias).

É verdade que estes são valores já são impressionantes, mas não parecem suficientes para satisfazer a Porsche, que por meio de umatambém “joint-venture” com a empresa alemã, Customcells (especializada em células de iões de lítio), prepara-se para produzir baterias com densidade energética mais alta do que aquelas que atualmente usa.

A meta passa por desenvolver baterias com novas células (mais densas) que permitam reduzir o tempo de carregamento para 15 minutos. Além dos menores tempos de carregamento, as baterias com maior densidade permitem reduzir a quantidade de matérias-primas necessária para serem produzidas e diminuir os custos de produção das mesmas.

Baterias Porsche
As baterias mais potentes usadas hoje pelo Taycan Turbo S disponobilizam 93,4 kWh de capacidade. O objetivo é melhorar estes valores.

Originalmente destinadas aos modelos da Porsche, estas baterias podem, segundo o Diretor Executivo da marca, Oliver Blume, chegar aos modelos de outras marcas do Grupo Volkswagen, como Audi e Lamborghini.

Sediada em Tübingen, na Alemanha, esta “joint-venture” será controlada em 83,75% pela Porsche. Inicialmente, o grupo de trabalho será composto por 13 funcionários, e até 2025, esse número deverá crescer para os 80 funcionários.

O objetivo passa por garantir que a nova fábrica, localizada nos arredores de Stuttgart, produza anualmente 100 Megawatt-hora (MWh), valor suficiente para produzir células para as baterias de 1000 automóveis esportivos 100% elétricos.

As células das baterias são as câmaras de combustão do futuro”. Oliver Blume, Diretor Executivo da Porsche

Representando investimento de várias dezenas de milhões de dólares por parte da Porsche, este projeto conta ainda com o apoio do governo federal alemão e do Estado de Baden-Württemberg, que vão investir quase US$ 70 milhões no projeto.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español