Tecnologia

Spectre será o primeiro Rolls-Royce elétrico

Compartilhe!

A Rolls-Royce liberou as primeiras imagens do seu primeiro modelo elétrico, o Spectre, ainda camuflado. O lançamento está marcado para o último trimestre de 2023. Até lá, testes de estrada vão simular a utilização do carro durante 400 anos.

por Ricardo Caruso

O Spectre, que recorrerá a uma nova plataforma de alumínio da Rolls-Royce, chamada de “Architecture of Luxury”, será submetido a um programa intensivo de testes de rodagem, prevendo percorrer cerca de 2,55 milhões de km, o que permitirá simular a sua utilização durante 400 anos. O objetivo será, essencialmente, testar o motor até o limite.

A primeira experiência da Rolls-Royce com carros elétricos aconteceu há 10 anos, em 2011, com um modelo baseado no Phantom. Batizado de 102EX, o carro chegava aos 160 km/h com uma bateria de 71 kWh. Em 2016, cinco anos depois, a marca mostrou o conceito 103EX Vision Next 100 que, com uma aparência bastante radical, parecia indicar para a próxima visão do desenho da RR. A carroceria daquele modelo é muito parecida com o atual veículo camuflado.

Antes de fazer a histórica viagem até Manchester, Inglaterra, no dia 4 de maio de 1904, para se encontrar com seu sócio Frederick Henry Royce, o cofundador da empresa, Charles Stewart Rolls, fez uma profecia: “o automóvel elétrico é bastante silencioso e limpo. Não há nenhum cheiro ou vibração, e será muito interessante quando estações de recarga forem realidade”. Naquela ocasião, ele havia acabado de conhecer um protótipo elétrico chamado Columbia imagem abaixo).

 BMW Group/Divulgação)

“Tenho orgulho em confirmar que a Rolls-Royce vai começar os testes em estrada e ruas abertas de um extraordinário novo produto que irá elevar a revolução elétrica automóvel e criar o primeiro -e da mais fina qualidade- produto de superluxo em seu segmento”, disse o chefão da Rolls-Royce, Torsten Müller-Ötvös.

O executivo revelou ainda que o modelo agora mostrado todo camuflado não é um protótipo, mas sim o carro definitivo. “Este não é um protótipo. É o modelo real, que será testado aos olhos de todos e os nossos clientes vão receber as primeiras entregas do modelo a partir do último trimestre de 2023”, destacou.

De resto, ainda nada foi adiantado, como bateria, autonomia e desempenho, mas seguramente nos próximos meses a Rolls-Royce deverá divulgar as primeiras informações técnicas do modelo. Com o lançamento do Spectre, foi também anunciado outro marco importante para a Rolls-Royce: a eletrificação de toda a sua linha de produtos até 2030.


Compartilhe!
1713617198