Blog dos Caruso

O que são os “Ovos de Páscoa” que ficam escondidos nos carros?

Compartilhe!

Nos Estados Unidos e diversos outros países, a Páscoa é cenário para uma brincadeira que consiste em esconder ovos de páscoa pela casa ou pelas proximidades, e deixar as crianças procurarem até encontrar. São os “Easter Eggs”, literalmente, “ovos de Páscoa”.

por Ricardo Caruso

Jeep Renegade Easter Eggs and Hidden Secrets

por Ricardo Caruso

Pois essa brincadeira chegou aos automóveis, no Brasil com o lançamento do Jeep Renegade. Você já deve ter notado que, em muitos carros, podemos encontrar pequenos detalhes de desenho e curiosidades. Isso vai além dos itens originais ou opcionais de personalização do veículo. São pequenas marcas deixadas pelos fabricantes, para que o proprietário saia procurando. AUTO&TÉCNICA vai explicar porque isso é mais do que uma brincadeira inocente.

Quais são os "Ovos de Páscoa" que ficam escondidos nos carros?  Cuidado com os mais curiosos

Curiosamente, esse termo saiu da Páscoa e sempre esteve associado ao mundo da computação. No entanto, para o nosso mundo específico, o dos automóveis, podemos definir um “ovo de Páscoa” como uma mensagem ou conteúdo subliminar, oculto . É propositalmente introduzido no veículo. Veja, por exemplo, a assinatura de Karl Benz na janela dianteira dos Mercedes.

Outro exemplo claro é a chave com a forma do carro dos Porsche e Tesla (acima); ou o aguar e seu filhote no vidro dos Jaguar (abaixo). Os exemplos são muitos, e a grande maioria deles estão localizados nos vidros ou gravados em plásticos e metais. Também podemos encontrá-los até nos faróis, lanternas (veja lá no alto a lanterna do Mini Cooper com a bandeira do Reino Unido) ou no estofamento do carro.

Celebrating Easter with a Jaguar Easter egg | Jaguar Enthusiasts' Club

Projetar um carro é um trabalho complexo e cheio de restrições de custos. A introdução de um “Easter egg” no veículo mostra que algum ser humano com algum senso de humor participou do projeto daquele carro. Muitos estão presentes em todos os modelos da série e outros são comemorativos de um determinado evento. De qualquer forma, eles estão lá por vários motivos.

A razão de ser dos Ovos de Páscoa

O primeiro -e mais óbvio- motivo para a presença dos ovos de Páscoa é a diferenciação, o desenho. É a marca pessoal do fabricante, um detalhe estético que celebra as origens da marca ou modelo. Além disso, torna esse veículo ou toda uma linha de produtos bastante diferenciados. Um claro apelo aos entusiastas, que testa nossa acuidade visual e dá um toque original ao todo para torná-lo mais simpático.

O que talvez você não saiba é que a existência dos “ovos de Páscoa’ também tem uma razão econômica . As montadoras não perdem tempo e muito menos dinheiro escondendo pequenos desenhos em seus veículos de produção em nome da arte. Eles também o fazem tendo em mente o lucro pós-venda.

Ovos de Páscoa Jeep

Explicamos. Todos os “Easter Eggs” são registrados e patenteados. Obviamente, os vários fornecedores de peças sobressalentes podem fabricar peças de reposição para os veículos de acordo com as especificações do fabricante. No entanto, eles não podem aplicar os logotipos ou gráficos da empresa automotiva nessas peças.

Desta forma, se você é um cliente meio “doente” e detalhista, no caso de ter que substituir uma peça danificada que esconde um  “ovo de Páscoa”, vai querer que a substituição mostre isso também. E é aí que você irá comprar a peça original do fabricante, e não apenas uma peça de reposição. Manobra inteligente. Gostemos ou não, é uma fonte de renda para as marcas e suas concessionárias.

Eles não são introduzidos exclusivamente com o propósito de ganhar dinheiro, mas servem como um bom negócio. Mas cuidado, também existem muitos fabricantes que não incluem os “ovos de Páscoa’ em seus modelos, seja por razões econômicas ou por falta de humor corporativo. De qualquer forma, da próxima vez encontrar um ” Easter Egg”, lembre-se que nem tudo é alegria: você só pode comprar essa peça de reposição em uma concessionária da marca…

A segunda geração do Twingo trazia, na versão esportiva RS, este detalhe auto-explicativo na pedaleira: “pause” na embreagem, “stop” no freio e “play” no acelerador… …


Compartilhe!
1713940607