Última hora

Zanardi deixa o hospital depois de 18 meses

Compartilhe!

Boa notícia para encerrar o ano. Um ano e meio depois de ficar gravemente ferido em um acidente de para-ciclismo, o piloto e para-atleta olímpico Alessandro Zanardi, de 55 anos, deixou o hospital para continuar seu processo de recuperação em casa, na Itália. A notícia foi confirmada por sua esposa, Daniella, em comunicado publicado pela BMW. Ela disse que seu marido conseguiu deixar o hospital há algumas semanas e está continuando com diferentes programas de exercícios como parte de seu processo de recuperação, e que já recuperou alguma força nos braços, mas observou que é muito cedo para dizer o quanto a recuperação vai demorar. Ele estava treinando numa estrada quando perdeu o controle de sua “handbike” e se chocou com um caminhão. Ficou em coma induzido desde junho de 2020.

por Ricardo Caruso

Alex Zanardi em Lausitzring

“Você ainda não pode prever como a recuperação dele se desenvolverá”, disse ela. “Ainda é um longo e desafiador caminho que Alex vai enfrentar, com muito espírito de luta”.

Zanardi correu na Fórmula 1, assim como na CART, onde se sagrou bicampeão. Suas duas pernas foram amputadas após um acidente em 2001 em Lausitzring, na Alemanha. Mais tarde, ele retornou ao automobilismo e tornou-se piloto de “handbike”, ganhando várias medalhas nos Jogos Paraolímpicos de 2012 e 2016.

Zanardi também representa a marca BMW, competindo na DTM e com carros esportivos. Mais recentemente, em 2019, ele dirigiu uma BMW M8 GTE na “24 horas de Daytona”, ao lado de Jesse Krohn, John Edwards e Chaz Mostert. Com problemas mecânicos, o quarteto terminou em 24º na geral e 9º na categoria.

Alex Zanardi recuperou a audição e foi capaz de responder com gestos das mãos perguntas feitas pelos médicos e pela esposa, de acordo com a imprensa italiana. Os médicos confirmaram que o piloto conseguiu apertar as mãos de um enfermeiro e também conseguiu erguer o dedo para fazer o sinal de positivo.

.


Compartilhe!
1713481095