4Wheeler: Yamaha vai apresentar esportivo em Tóquio
A Yamaha anunciou que irá exibir um novo esportivo no Salão de Tóquio. O misterioso conceito, que possivelmente teve a colaboração do genial Gordon Murray, será exibido na próxima semana.
A Yamaha liberou a imagem de um concept que estreará dia 29 de outubro no Salão de Tóquio. Pouco se sabe em relação a este esportivo, apenas que será inspirado pelo universo do motociclismo. É também possível que Gordon Murray -responsável, entre outros, por alguns Brabham e McLaren de Fórmula 1 e pelo McLaren F1 de rua- que já tinha assinado o projeto Yamaha Motiv, alternativa ao Smart Fortwo, yenha participado do desenvolvimento deste novo modelo, que poderá usar a plataforma feita de materiais leves iStream.
Pela imagem é possível identificar que o novo modelo, que deverá se chamar 4Wheeler, terá perfil baixo e desenho agressivo. Segundo a imprensa europeia, este conceito poderá recorrer a um sistema propulsor híbrido com o motor elétrico a funcionar em conjunto com um motor a combustão central de origem Yamaha. Recorde-se que o Motiv foi apresentado com motor 1.0 de três cilindros a gasolina e também numa versão elétrica.
A verdade é que, apesar do Motiv já ter sido apresentado em 2013, o conceito nunca avançou para produção. Chegou a se comentar que a Suzuki poderia ser a parceira para ajudar na fabricação em série. Mas a ideia não agradou nem a Yamaha e nem Gordon Murray. Apesar disso, o plano é que chegue à produção em 2019.
Essa não é a primeira incursão da Yamaha na área de carros esportivos. Em 1992 apresentou três protótipos do OX99-11, com motor 3.5V12 de 400cv, praticamente um Fórmula 1 com as rodas recobertas. Também forneceu motores para a versão esportiva SHO do Ford Taurus de 1989 a 1995, e de 1996 a 1999 produziu os cabeçotes para esta mesma versão.