GR, o Corolla esportivo que não é carro de tiozão

Compartilhe!

A Toyota cumpriu o que prometeu e revelou o tão esperado Toyota Corolla GR, modelo que promete uma experiência de condução menos comportada do que é tradicional na marca, combinando os fundamentos essenciais do Yaris GR com uma versão mais “atlética” do hatch do modelo mais vendido do mundo.

Com previsão de chegada ao mercado no último trimestre deste ano, o Corolla GR será o quarto modelo esportivo sob a sigla “GR” a ser lançado, juntando-se ao Supra, Yaris e 86, embora não em todos os mercados.Ele será vendido na América do Norte, Europa e também no Brasil, mas ainda sem data precisa para desembarcar por aqui. 

por Marcos Cesar Silva

As credenciais de desempenho do GR Corolla são interessantes, e incluem uma versão mais potente do motor GR do Yaris, de três cilindros, com sistema de tração integral GR-FOUR, diferenciais Torsen de deslizamento limitado dianteiro e traseiro e transmissão manual de seis velocidades.

A trilha sonora vem do sistema de escapamento com três saídas, equipado com uma válvula que melhora o fluxo de ar e libera a potência máxima de pouco mais de 300 cv. No Corolla esportivo, o motor é 1.6 turbo G16E-GTS. São 304 cv com 37,7 mkgf de torque disponíveis entre 3.000 e 5.000 rpm.

Interior conta com um grande painel digital

Desenvolvido pelos engenheiros da Toyota Gazoo Racing, este modelo se aproveita da alta estabilidade proporcionada pela plataforma GA-C.

O arrefecimento e a aerodinâmica também se beneficiam de uma entrada de ar no para-choque dianteiro, junto com saídas de ar nos para-lamas dianteiros.

O sistema GR-FOUR do GR Corolla usa uma embreagem eletrônica para distribuir força dividida entre a dianteira e traseira de forma variável.

Os engenheiros separaram o modo “4WD” do sistema (que controla a distribuição da força) e o modo “Drive” (que controla a resposta do acelerador, a direção e outros sistemas), permitindo a seleção do modo de direção com base na preferência do motorista e no ambiente de condução.

Buchas melhoradas, molas, amortecedores e alinhamento das rodas contribuem ainda mais para o controle máximo das curvas.

A rigidez da carroceria foi reforçada para alcançar o melhor desempenho dinâmico, e responder instantaneamente às demandas do motorista. Para se ter uma ideia, foram adicionados reforços entre as cavidades das rodas traseiras, o túnel e sob o piso à frente do tanque de combustível, para melhorar a dirigibilidade e estabilidade.

Os freios a disco com pinças opostas proporcionam frenagem e controle mais estáveis, permitindo uma condução segura e agradável, mesmo em circuitos de corrida.

Um freio de estacionamento manual foi instalado para permitir melhor controle do veículo, mesmo quando ele é empurrado até o limite ou ao derrapar.

Sem preço definido, para o mercado dos Estados Unidos, o Corolla GR terá duas opções de cores: Core e Circuit Edition, que variam o acabamento mas mantém as características mecânicas para manter o perfil verdadeiramente esportivo que o visual sugere.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español