Última hora

No mundo da Lua: Kia e Hyundai vão desenvolver veículo lunar

Compartilhe!

Os norte-americanos acreditam que a Lua é deles, mas não é: ela é de todos. Depois das missões Apollo, de vez em quando alguém anuncia que pretende fazer viagens ao satélite da Terra, algo hoje muito mais fácil do que as heroicas aventuras tripuladas dos anos 1960. Agora é a vez dos sul-coreanos anunciarem que a Hyundai e a Kia assinaram um protocolo com seis instituições daquele país para a concepção e desenvolvimento de um veículo para explorar a superfície lunar.

por Marcos Cesar Silva

O anúncio vem na sequência do lançamento bem-sucedido, em Junho, de um foguete de grande porte, desenvolvido e fabricado por agências aeroespaciais da Coreia do Sul.

“Demos o primeiro passo para transformar em realidade a nossa visão de robótica e o nosso conceito de metamobilidade”, destacou Yong Wha Kim, responsável pelo centro de pesquisas e desenvolvimento do grupo Hyundai.

A Lua é, para ambas as marcas, o “campo de provas definitivo” para o desenvolvimento de soluções de mobilidade inteligentes e sustentáveis para o nosso planeta.

Um órgão consultivo irá definir o protótipo e estabelecer as principais tecnologias que irão ser integradas no rover, com este projeto já começando os trabalhos em agosto.

Serão desenvolvidas as estratégias necess[árias e respectivas medidas de implementação para a viatura operar na Lua, com ambas fabricantes dando sua contribuição sobre questões de mobilidade.

Graças aos recursos disponíveis no laboratório de robótica do Hyundai Group, serão desenvolvidos softwares e hardwares para o veículo lunar, assim como tecnologias e equipamentos especiais para as futuras missões lunares.


Compartilhe!
1713554189