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799 unidades: F12tdf é série especial da Ferrari Berlinetta

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Todos sabem que a Ferrari é uma marca muito especial e limitada, mas mesmo assim consegue oferecer, vez por outra, mais exclusividade ainda aos seus compradores. Exemplo disso é esta série especial F12tdf, da F12 Berlinetta. Limitada a 799 unidades, a F12tdf tem 780 cv e é uma homenagem à “Tour de France”, corridas de resistência onde a marca se destacou nas décadas de 1950 e 1960.

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A Ferrari anunciou uma edição limitada mais potente, mais leve e mais rápida da F12 Berlinetta. A F12tdf é homenagem às corridas de resistência Tour de France, dominadas pela marca de Maranello nos anos de 1950 e 1960, quando competia, entre outras, com uma 250 GT Berlinetta. Com apenas 799 exemplares, o F12tdf é, segundo a marca italiana, um carro extremo que está perfeitamente adequado às pistaa.

O motor é o mesmo 6.3V12 aspirado, mas com 780 cv a 8500 rpm (mais 40 cv que o F12 Berlinetta convencional) e 70, 5 mkgf (mais 15 mkgf) de torque máximo as 6750 rpm. A Ferrari afirma que 80% do torque está disponível já a 2500 rpm. Este esportivo acelera de zero a 100 km/h em 2,9 segundos (0-200 km/h em 7,9 seg.) e atinge a velocidade máxima de 340 km/h.

A marca italiana garante que recorreu a várias modificações vindas dos carros de Fórmula 1, em especial na gestão mais eficiente do motor. O F12tdf recorre ainda a uma nova versão da caixa de câmbio de dupla embreagem, que conta com trocas mais rápidas. Traz também pinças de freio monobloco, as mesmas da LaFerrari, que permitem frear de 100 km/h-0 km/h em 30,5 metros. Esta edição especial conta ainda com pneus dianteiros mais largos, que permitem melhorar a acelerar lateral em curva; novo sistema de direção do eixo traseiro, para compensar a tendência para sobre-esterço, e sistema Virtual Short Wheelbase, que ajusta as rodas traseiras de modo a melhorar o ângulo de esterço.

O conjunto aerodinâmico da F12tdf é também mais agressivo, incluindo spoiler dianteiro maior e mais alto, entradas de ar maiores, difusor traseiro redesenhado e novas molduras de para-lamas. Tem rodas de 20 polegadas. O novo modelo de Maranello tem down force 30% superior à da F12 Berlinetta. A utilização de vários componentes em fibra de carbono permitiu economia de peso de 110 kg diante do modelo convencional, chegando agora aos 1415 kg. No interior, a F12tdf é mais despojada que a normal, contando com detalhes em fibra de carbono e camurça, mais proteção dos joelhos no lugar do porta-luvas e placas de alumínio no lugar dos tapetes.


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