Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

90 ANOS DO QUADRIFOGLIO DA ALFA ROMEO

Compartilhe!

alfa_2

A Alfa Romeo está comemorando o 90º aniversário do nome Quadrifoglio, que decorou os carros de corrida e os carros de rua mais desportivos da marca desde 1923. A história exata do nome Quadrifoglio, ou trevo de quatro folhas, perdeu-se ao longo dos tempos. Foi a insígnia do 10º Esquadrão Bombardeiro Caproni da Força Aérea Italiana durante a Segunda Guerra Mundial.

alfa_1

O piloto Ugo Sivocci colocou-o sobre o capô do seu Alfa Romeo RL de corrida na edição de 1923 da tradicional Targa Florio, conquistando para a Alfa Romeo a sua primeira vitória na corrida. O Quadrifoglio  tem feito parte da iconografia da Alfa Romeo desde então e o trevo de quatro folhas ainda aparece no símbolo da Força Aérea Italiana.

alfa_3

Depois do Targa Florio, os pilotos Enzo Ferrari, Antonio Ascari e Ramponi Giulio adotaram o trevo de quatro folhas como uma insígnia nos seus próprios carros de corrida Alfa Romeo, tornando-se num símbolo da equipe. Mais tarde, tornou-se o símbolo da equipe oficial da Alfa Romeo. Os carros oficiais da marca usavam o Quadrifoglio e os Alfa Romeo da Scuderia Ferrari tinham o emblema do cavalo da empresa.

alfa_7

No entanto só nos anos 60 é que a Alfa Romeo resolveu adotar o nome para os carros de estrada, mas, mesmo assim, foi um nome que foi mantido muito exclusivo. O modelo Giulia TI Super, de 1963, foi o primeiro a obter o Quadrifoglio, sendo apenas 501 unidades foram produzidas. Os carros receberam um motor modificado, uma carroçaria mais leve e outras modificações de competição. Atualmente a Alfa Romeo ainda utiliza o nome Quadrifoglio nas versões mais esportivas do Giulietta e do MiTo.

alfa_6

Jorge Finardi Filho

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español