Ultima Hora

A avó que todos queriam ter: 79 anos e dominando concursos de “burnouts” com seu Cadillac 1957

Compartilhe!


É exatamente isso que você leu no titulo desta matéria. Uma avózinha americana, aparentemente pacata, de 79 anos e o seu imaculado Cadillac 1957 ensinando os mais jovens como se fazem burnouts vencedores.

da Redação

Cadillac Granny Burnout Contest

Vamos aos fatos. Annie Koehler é uma avó americana de 79 anos que parece já ter feito um pouco de tudo na vida. Já conduziu caminhões como profissão, já tocou em bandas de country music em Nashville e, no ano passado, publicou um livro para crianças. Mais recentemente, tem se divertido com algo ligado ao mundo dos automóveis: concursos de burnouts. Ao volante do seu Cadillac 1957, tem conquistado fãs nos diversos eventos em que participa. Segundo Annie, o seu Cadillac está equipado com um motor 8.0V8 big block da Chevrolet

Para quem não sabe, burnout -também conhecido como “borrachão”, “fritada de pneu”, peel out ou power brake, é uma manobra que consiste em fazer com que as rodas de tração de um veículo girem em alta velocidade, enquanto o carro está parado ou quase parado. Para realizar um burnout, o motorista deve pisar fundo no acelerador, acionar os freios dianteiros ou traseiros e subir as marchas. O atrito do pneu com o piso gera fumaça, faíscas e até chamas. 

Em competições, os participantes devem seguir algumas regras, como não ultrapassar a área demarcada, fazer com que os pneus estourem e não danificar o motor. Os juízes avaliam a quantidade de fumaça produzida, o controle do motorista e o visual gerado. O burnout pode ser praticado com carros, motos e triciclos. 

Hot Rod Granny Annie at International Route 66 Mother Road Festival 2024

No caso de Annie, nada de turbos ou compressores, apenas a força bruta no melhor estilo americano, naturalmente aspirada. “Tenho-me divertido muito com ele”, conta. O carro foi um presente do seu filho, Jamie Hutchins, que tem uma oficina no Illinois. Depois de receber o carro de presente, a simpática velhinha fez uma viagem de 6750 km até à Califórnia. Pelo caminho, foi participando de diversas competições. Conquistou uma legião de fãs no “Festival Internacional Route 66 Mother Road”, em Springfield, bem como no “Eville Shindig”, em Indiana.

Cadillac Granny Burnout Contest

Apesar dos oito netos e da idade avançada (dela e do Cadillac), Annie Koehler afirma estar viciada nos concursos de burnouts e está à procura de mais e mais provas para participar.


Compartilhe!