A INCRÍVEL -E MILIONÁRIA- FROTA DA POLÍCIA DE DUBAI
Esqueça Fusca, Veraneio, Blazer, Logan e outros carros de policía que você está acostumado a ver aqui no Brasil. Os carros da polícia do Dubai não são desse tipo. Para enfrentar os bandidos e contraventores, são usados modelos como BMW M6 GranCoupé, Lamborghini Aventador, Ferrari FF e outros esportivos do mesmo quilate.
Marketing ou funcionalidade? Mais marketing do que outra coisa. Há alguns anos alguém descobriu que a Bugatti Veyron usada pelos policiais do Dubai –cujas fotos circularam pela internet– nunca existiu, era apenas um bom trabalho de Photoshop. Como num conto das “Mil e Uma Noites”, o chefe de polícia colocou na sua frota uma Veyron de 1001 cv, para “patrulhar o centro da cidade”. E aí começou essa verdadeira atração turística.
De lá para cá, os policiais locais se contentam com carros como o Aston Martin One-77 (um dos 77 fabricados), que custa mais de US$ 1,5 milhão. Opcionalmente eles tem à disposição uma Lamborghini Aventador, uma Ferrari FF, uma Mercedes SLS, um Bentley Continental, BMW M5 e Mustang Shelby, tudo acima dos 500 cv.
Mais do que combater o crime, a função desses carros é ostentar, já que ninguém até hoje se arriscou a ser perseguido por um deles; as leis por lá são muito severas para serem afrontadas. Representam a obscenidade da riqueza, objetos para serem admirados e invejados. Alguém afirmou que são o “cine pornô do capitalismo”.
Em breve chegarão outros carros para engrossar a frota de Dubai: dois Audi R8 V10, outra Bugatti Veyron, Toyota LFA, Chevrolet Corvette, Mclaren MP-4… Os fabricantes vendem os carros para eles com vantagens, pois o retorno com publicidade é imenso.