Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

A Lotus se supera com a 3-Eleven: 457 cv de potência e 900 kg

Compartilhe!

bc41d61c0f97510be7c9ee324185266a_L

Colin Chapman dizia que o bom desempenho de seus carros estava diretamente ligado ao baixo peso. Então onde estiver, deve estar orgulhoso. A Lotus 3-Eleven foi mostrado em Goodwood. E seguindo a orientação do chefe que não está mais por aqui, o novo modelo terá 457 cv de potência e menos de 900 kg de peso. Promete ser o mais rápido modelo de produção da marca britânica até hoje, e também o mais caro.

A Lotus mostrou o 3-Eleven no Festival de Goodwood, no Reino Unido. Aquele que promete ser o primeiro de vários novos modelos esportivos da marca confirma por enquanto que é o modelo mais rápido e o mais caro de todos os tempos da empresa. Disponível no mercado a partir do próximo ano, o 3-Eleven terá produção limitada a 311 unidades (daí o nome 3-Eleven, 311…), entre versões com especificações para rua e pista.

A versão para pista pesa menos de 900 kg e anuncia a capacidade para acelerar de zero a 100 km/h em menos de três segundos e atingir a velocidade máxima de 280 km/h. A versão de rua chega “apenas” a 290 km/h. O motor é 3.5V6 supercharger, de origem Toyota, o mesmo do Lotus Evora 400, agora com 457 cv a 7000 rpm e 45 mkgf de torque a 3500 rpm. Na versão “road legal”, o motor surge acoplado a uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, de relações curtas, com diferencial autoblocante tipo Torsen. A versão para pista tem câmbio sequencial de seis velocidades.

As duas versões usam chassi monobloco em alumínio. A opção de rua conta com “santoantonio”  tipo “roll-cage” e a versão de pista com barras adicionais de proteção. A Lotus explica que carroceria é feita com um novo material sintético nunca antes aplicado num modelo de produção, que é 40% mais leve que a fibra de vidro. O 3-Eleven conta com pneus 225/40-18 na dianteira e de 275/35-19 na traseira. Para segurar toda essa disposição, os freios tem pinças de quatro pistões da AP Racing e sistema antibloqueio da Bosch com calibragem da própria Lotus.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español