Carros

A NOVA FERRARI DE FÓRMULA 1

Compartilhe!

f1 f2 f3 f4

A Ferrari apresentou o F138, seu carro de Fórmula 1 para a temporada 2013. A festa, que se realizou em Maranello, Itália, contou com a presença dos pilotos Fernando Alonso e Felipe Massa, além do chefe de equipa Stefano Domenicali.

O carro foi batizado de F138, que representa um tributo aos motores V8, que terão a sua última temporada na competição, antes das alterações nas regras. Este é o 59º carro da equipe, e a exemplo da McLaren, e ao contrário da Lotus, dispensou o pavoroso degrau no “nariz”.

Projetado por Pat Fry e Nicholas Tombazis, o F138 foi integralmente desenvolvido no túnel de vento da Toyota, em Colonia, Alemanha, com a equipe italiana tentando, desta forma, corrigir os erros que resultaram no mau início de temporada no ano passado.

“O objetivo passa por termos, de imediato, um carro competitivo, o que não aconteceu nos últimos anos”, explicou Domenicali.

O F138, onde 13 se refere ao ano de 2013, e 8 é o número de cilindros do motor, apresenta clara evolução do F2012, e para isso tudo foi revisto. A entrada de ar superior foi redesenhada, assim como as laterais, mantendo inalterado o esquema geral do sistema de arrefecimento. A parte traseira do carro é muito mais estreita e afunilada na parte inferior, visando melhorar a aerodinâmica nesta zona.

Já as asas não mostram grandes diferenças diante das usadas em 2012, embora sejam elementos que são geralmente mantidos em segredo até ao início dos testes de pista. O sistema DRS foi também revisto. de acordo com o regulamento que limita a sua utilização às zonas definidas, mesmo na qualificação.

A estréia da nova Ferrar em pista terá lugar já na próxima semana, no primeiro dia de testes de pré-temporada no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. Felipe Massa, que continua na escuderia italiana, será o primeiro a pilotar o novo carro.

A nova temporada de Fórmula 1 começa no próximo dia 17 de março, com o GP da Austrália, em Melbourne.


Compartilhe!
1713610910