A Porsche usava motores elétricos nas rodas. Há mais de 100 anos…
Os motores incorporados às rodas voltaram à pauta e estão sendo muito discutido para veículos elétricos de alto desempenho, mas a história é antiga e tem mais de 100 anos. Ferdinand Porsche, o fundador da empresa de engenharia Porsche e pai de Ferry Porsche , o fundador da marca de carros esportivos Porsche, trabalhou neles há mais de um século.
por Marcos Cesar Silva, com M.A.

Na virada do século XIX para o século XX, os carros elétricos eram comuns e começaram a enfrentar a concorrência dos modelos com motores de combustão interna, e Ferdinand Porsche estava experimentando soluções ambas as tecnologias. Em 14 de abril de 1900, um carro elétrico que Porsche, de apenas 24 anos, ajudou a desenvolver foi exibido na Feira Mundial de Paris, e surpreendentemente apresentava motores de cubo nas rodas.
Tendo projetado um carro elétrico anteriormente, em 1898, Porsche desenvolveu motores elétricos para serem integrados aos cubos das rodas dianteiras de um veículo construído pela empresa austríaca Jacob Lohner & Co. E fez isso em um período de apenas 10 semanas! Os motores elétricos geravam 2,5 cv cada, o que levou o veículo -conhecido como Lohner-Porsche- a uma velocidade máxima de 32 km/h. O Lohner Porsche também apresentava freios nas quatro rodas, o que era uma raridade na época.
Trabalhando com Ludwig Lohner, a Porsche continuou o desenvolvimento dos motores de cubo, criando três tamanhos com até 12 cv. Projetados para uso em caminhões e ônibus, bem como carros de passeio, esses motores eram alimentados por baterias de chumbo-ácido que forneciam um alcance de 50 km.
Híbrido Lohner-Porsche “Semper Vivus”
A Porsche também projetou um carro de corrida elétrico, com tração nas quatro rodas, chamado “La Toujours Contente” (“aquele que está sempre feliz”, em francês), com um motor de 14 cv acionando cada roda. Mas os motores nas rodas aplicados pelo engenheiro foram mais usados em um modelo híbrido. O Lohner-Porsche “Semper Vivus” (expressão em latim para “sempre vivo”) combinou motores elétricos de cubo com um motor a gasolina, para estender o alcance e resolver a falta de infraestrutura de carregamento (dois problemas que os usuários de carros elétricos de hoje em dia conhecem bem). A Porsche afirma que cerca de 300 veículos usando esse powertrain híbrido foram construídos, incluindo 40 para o corpo de bombeiros de Viena, bem como alguns táxis.
A tecnologia dos motores nas rodas elétricos agora estão encontrando gradualmente seu caminho para aplicação em veículos modernos. Em 2023, a chinesa Dongfeng alegou ter o primeiro carro de passeio pronto para produção com motores elétricos nas rodas, e antes disso eles já estavam programados para uso nos seus modelos Lightyear 0 e na picape Lordstown Endurance, que não chegaram a ser produzidos em larga escala, assim como no protótipo NEVS Emily GT .
A Ferrari também patenteou um projeto com motores nas rodas, enquanto a Lexus anunciou em 2019 que buscaria motores nas rodas para futuros modelos elétricos. Um pedido de patente mais recente da Toyota parece respaldar o interesse por esse caminho, aberto por Porsche há 125 anos…