A primeira imagem do novo Jeep Compass
A Jeep acabou de apresentar a primeira prévia do novo Jeep Compass. Trata-se de um modelo completamente novo, sobre o qual até o momento só temos algumas informações e este teaser. A marca adiantou como será a base do desenho do modelo e confirmou que haverá avanços importantes em termos de tamanho e motorização, inclusive a oferta de inédita versão 100% elétrica.
por Ricardo Caruso
O Compass será montado sobre a plataforma STLA Medium da Stellantis. e pode ser o último modelo da empresa a utilizá-la. Além da versão elétrica, o novo Compass estará disponível em uma ampla variedade de motorização, incluindo uma híbrida e diversos motores de combustão interna.
A Jeep explicou ainda que o novo Jeep Compass, o modelo mais global da marca, vai estrear na Europa com início de produção previsto em Melfi , Itália, ainda este ano para comercialização em 2025, e em 2026 começará a ser fabricado nos Estados Unidos antes de expandir a produção o Brasil, mas sem data para ser iniciada. O Compass brasileiro está incluído nos investimentos previstos pela Stellantis para cá, com 40 novidades até 2030 e cerca de R$ 30 bilhões gastos.
Apesar de já ter oito anos de mercado, o Jeep Compass continua firme e forte. Nos Estados Unidos e Brasil, o SUV da próxima geração continuará posicionado acima do Renegade (lá ficará abaixo do futuros Recon e de um veículo utilitário ainda misterioso). O novo Compass, o Recon e o terceiro SUV devem chegar em 2027, segundo o cronograma de produtos publicado pela própria marca em junho passado.
A plataforma STLA Medium é a base de vários produtos Stellantis como o Peugeot 3008 e 5008 , bem como o Opel Grandland e o Citroën C5 Aircross. Modular, esta plataforma pode receber veículos com comprimentos que oscilam de 4,3 e 4,9 metros, e entre-eixos de 2,7 a 2,9 m. O Compass atual mede 4,4 m e tem distância entre-eixos de 2,63 m. Pela distância das colunas na imagem, dá para notar que a nova geração será maior, aumentando com isso o espaço para passageiros e bagagem.
Como de hábito nos modelos da Stellantis, haverá intercâmbio de componentes com outros carros. Considerando isso, a marca deverá, por exemplo, nas versões elétricas usar baterias de 73 e 98 kWh, que podem suportar uma carga em DC de 160 kW. A plataforma permite arquitetura elétrica de 400 volts e suporta motores elétricos com potências entre 220 cv e 390 cv, o que com certeza mostra que o novo Compass seguirá por esse caminho. Além disso, tem capacidade de carregamento de 20% a 80% em 29 minutos e acomoda, como vimos, baterias de até 98 kWh, permitindo autonomia de 500 km a 700 km.