Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

A wagon Chrysler Town & Country 1972 de John Lennon

Compartilhe!

John Lennon dispensa apresentações. É uma lenda. Nasceu em 9 de outubro de 1940, foi um dos criadores dos Beatles, uma das maiores bandas de rock dos anos 1960. Em 1969 formou a Plastic Ono Band, em conjunto com a sua segunda esposa Yoko Ono e, após a separação dos Beatles, iniciou carreira a solo. Acabou sendo assassinado em Nova Iorque, por um demente fã dos Beatles, no dia 8 de dezembro de 1980, três semanas após o lançamento do seu último álbum.

A Chrysler Town & Country que pertenceu a John Lennon



Lennon sempre foi conhecido pelo seu estilo rebelde e, nos automóveis, o seu Rolls-Royce Phantom V com uma pintura psicodélica ficou para sempre ligado a ele. No entanto, John Lennon teve outros automóveis, como é o caso desta Chrysler Town & Country 1972.

John Lennon's Chrysler Station Wagon that Rocks 'N' Rolls!



Desde os anos 1950, as grandes station wagons foram um segmento de grande sucesso nos Estados Unidos, e a Chrysler Town & Country fazia parte da lista de automóveis desse segmento. A quinta geração do modelo, esteve em produção de 1968 a 1973 e chegou com desenho completamente novo, em relação ao seu antecessor.

In the Mopar Blog Garage: 1972 Chrysler Town & Country Wagon | Mopar Blog
John_Lennon_Wagon-003


Esta Town & Country foi adquirida nova pela Apple Records, tendo como destino Lennon e Yoko, saindo da fábrica da Chrysler direto para Nova Iorque, ficando no edifício Dakota de 1972 a 1980, quando Lennon foi assassinado. Era o veículo ideal para eles, pois era grande e com um vasto espaço para levar os instrumentos musicais. Além disso, com um automóvel desse tipo, eles passavam despercebidos nas ruas.

Após a morte de Lennon, a Town & Country ficou guardada até 1996, quando foi vendida por US$ 26 mil. O novo proprietário não andou com a wagon, e ela continuou parada até 2012, quando foi vendida pela inacreditável bagatela de apenas US$ 5.5 mil. Desta vez, ganhou a ,merecida e extensa revisão, para poder circular novamente, mas sem ser restaurada, para manter todas as marcas originais, pois o automóvel foi mantido exatamente como o ex-beatle deixou na última vez que andou nela.

Como curiosidade, foram mantidas todas as fitas cassetes de músicas que pertenciam a Lennon e que estavam no porta luvas, e papeis e maços de cigarro, inclusive as cinzas que estavam no cinzeiro.

John_Lennon_Wagon-016

A Chrysler Town & Country de Lennon está equipada com motor 6.6V8 Chrysler e um carburador bijet, para oferecer a potência de 190 cv e torque de 42 mkgf. A pedido de Lennon, a station wagon está equipada também com um toca-fitas de oitos pistas.

John_Lennon_Wagon-019

A Town & Country era um modelo top de linha e incluía, ainda como equipamento original, dois bancos extras no porta-malas, virados de costas para o habitáculo, mais ar condicionado e quatro vidros elétricos, além do sistema de suspensão Torsion-Quiet Ride, na época um sistema avançado oferecido pela Chrysler. Como o preço era bastante alto para época, menos de 10.000 exemplares foram produzidos.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *