Abarth 695 com roupa de festa, para homenagear o Fiat 131 Abarth Rally

Compartilhe!

Limitado apenas a 695 unidades, o Abarth 695 Tributo 131 Rally -na prática um Fiat 500 de poucos amigos- homenageia o antológico Fiat 131 Abarth Rally, quando se lembra os 40 anos desde sua última prova de rali.

por Marcos Cesar Silva

Abarth 695 Tributo 131 Rally e Fiat 131 Abarth Rally

Isso mesmo. Foi há 40 anos que o Fiat 131 Abarth Rally disputou o seu último rali, e para comemorar a data, a Abarth, a marca esportiva da Fiat, apresentou o Abarth 695 Tributo 131 Rally.

Abarth 695 Tributo 131 Rally

Limitado a apenas 695 unidades, o pequeno e valente esportivo italiano não esconde a inspiração no carro que se tornou célebre por ter terminado uma etapa do Rally de Portugal com apenas três rodas e de marcha ré.

Abarth 695 Tributo 131 Rally e Fiat 131 Rally Abarth

Para começar, a sua pintura bicolor metalizada “Blue Rally”, reinterpreta a cor original do Fiat 131 Abarth Rally. Os detalhes em azul também marcam presença nos bancos Salbet em tecido que encontramos no interior do Abarth 695 Tributo 131 Rally.

Abarth 695 Tributo 131 Rally

Além disso, temos ainda uma série de “easter eggs” (“ovos da páscoa”, ou pequenos detalhes e brincadeiras de estilo que os desenhistas espalham pelo carro, que agora estreiam na Abarth) que reforçam a ligação entre esta série especial e o carro de rali.

Entre estes destacam-se a silhueta do 131 Rally inscrita na parte inferior da porta, no painel forrado de camurça e nos encostos de cabeça dos bancos. No interior há vários pormenores que evocam a ligação entre esta série especial e o Fiat 131 Abarth Rally.

Abarth 695 Tributo 131 Rally

No quesito “mecânica”, o Abarth 695 Tributo 131 Rally está à altura do carro que homenageia, apresentando-se com 180 cv e 25 mkgf de torque a 3000 rpm, cortesia do motor 1.4 T-Jet.

Estes valores permitem acelerar de zero a 100 km/h em 6,7 segundos, enquanto a velocidade máxima se fixa nos 225 km/h. Para garantir que o comportamento está à altura do que o visual sugere, a Abarth equipou o 695 Tributo 131 Rally com amortecedores Koni FSD e com um sistema de freios específico. Este conta com pinças Brembo de alumínio com quatro pistões e discos ventilados, de 305 mm à frente e de 240 mm atrás.

Além do visual agressivo, esta série especial e limitada conta ainda com uma extensa lista de equipamentos, como rodas de liga-leve de 17 polegadas, sistema de escapamento Record Monza Sovrapposto (com quatro saídas sobrepostas verticalmente) e ainda uma asa traseira chamada “Spoiler ad Assetto Variabile”.

Ajustável em 12 posições, permite ajuste entre 0º e 60°, e melhora a estabilidade em curva. Para se ter uma ideia da importância deste spoiler, quando ajustado para um ângulo de 60° e à velocidade de 200 km/h, consegue gerar carga aerodinâmica de 42 kg.

Ver a imagem de origem
O Fiat 131 Rally original.

Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español