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ABS E AIRBAGS CONTINUAM OBRIGATÓRIOS; KOMBI PODE ESCAPAR

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Prevaleceu o bom senso, e o governo federal desistiu de adiar a obrigatoriedade de uso de airbags e freios ABS em 100% dos carros fabricados no Brasil. Dessa forma, a regra criada pelo Conselho Nacional de Trânsito em 2009 passa mesmo a vigorar em 1º de janeiro de 2014. Este ano, 60% dos carros nacionais já saíram de fábrica com os citados equipamentos de segurança.

A opinião pública mostrou-se contra o não cumprimento da lei, com campanhas em redes sociais e abaixo-assinados. Isso com certeza ajudou o governo a dar preferência para a segurança e não optar por um punhado de votos. Se o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC ameaçava com cerca de 4 mil demissões, o número de vidas salvas pelos equipamentos é muito maior que isso. Da mesma forma, os aumentos de preço sugeridos pelas montadoras para a instalação dos equipamentos está muito acima do real.

Isso praticamente decreta o fim do Ford Ka, Fiat Mille e Chevrolet Classic, mas uma reunião marcada para o dia 23 pode decidir por abrir uma exceção para a veterana Volkswagen Kombi,  cuja estrutura não permite a instalação dos equipamentos mas não tem similar nacional ou de preço semelhante no mercado.

O modelo é outro que desaparecerá se não escapar da obrigatoriedade do uso dos equipamentos. Resta saber se, continuando a Kombi, como a VW pretende indenizar os compradores da série “Last Edition”.

“Não houve resistência das montadoras dispensar a Kombi da obrigatoriedade, porque o produto não tem concorrência. Não é caminhonete, não é automóvel. Não é veículo. É um produto diferente, sem similar”, explicou Mantega.

 A Fiat pediu que o Mille também fosse dispensado da exigência, mas não houve apoio das outras montadoras, já que existem modelos com airbags e ABS. Assim, o carro mais barato da Fiat está com os dias contados.


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