SlideTecnologia

Acabou o drama da autonomia: Super Plataforma da BYD carrega 2 km por segundo!

Compartilhe!

A BYD tem uma nova plataforma para seus carros elétricos, ou melhor, uma Super e-Platform, que quer eliminar de uma vez por todas a preocupação com o controle da autonomia. O nome “Super e-Platform” é muito apropriado para esta nova plataforma da BYD: são 1000 V (volts), 1000 A (amperes) e carregamentos até 1000 kW, o mesmo que 1 Megawatt (MW). Não há nenhum carro elétrico no mercado que se aproxime destes números. Na prática, a BYD explica que carrega o equivalente a 2 km de autonomia por segundo, o que dá 400 km em cinco minutos. Basicamente o mesmo tempo que se gasta para encher o tanque com combustível líquido.

da Redação

Super e-platform da BYD

E o melhor é que não vai ser preciso esperar anos para ver esta Super e-Platform chegar ao mercado, pelo menos na China. A BYD revelou a nova plataforma junto com os dois primeiros modelos que vão usá-la: os atualizados Han L e o Tang L, que serão lançados em poucos dias no mercado chinês. Dali para o resto do mundo, é questão de pouco tempo.

A nova arquitetura da BYD foi concebida a partir da mais recente evolução da sua “Blade Battery”, a bateria LFP (fosfato de ferro-lítio), tecnologia de propriedade da marca. Para conseguir estes valores-recordes, a BYD desenvolveu para a Super e-Platform uma nova geração de chips de potência de carboneto de silício (SiC) que suportam uma tensão nominal de até 1500 V. É o primeiro chip de carboneto de silício produzido em série na indústria e, de momento, aquele que tem a maior tensão nominal.

O objetivo da montadora chinesa é acabar com qualquer ansiedade de controle da autonomia por parte do motorista, e chegar ao ponto de ser tão rápido carregar um automóvel elétrico como abastecer um carro com motor de combustão. Com cinco minutos de carga você pode ir de São Paulo ao Rio de Janeiro, por exemplo, sem paradas para recarga.

A BYD também apresentou o primeiro motor de 30.000 rpm de produção em massa do mundo. “Esse novo motor não apenas aumenta significativamente a velocidade do veículo, mas também reduz drasticamente o peso e o tamanho em relação aos outros motores, elevando a densidade de potência”, declarou Luo Hongbin, vice-presidente da BYD.

“O nosso objetivo é tornar o carregamento dos veículos elétricos tão rápido como o reabastecimento de um automóvel a gasolina, alcançando a paridade combustível líquido/eletricidade na velocidade de carregamento”. WANG CHUANFU, chefão do Conselho de Administração e do Grupo BYD.

Esta Super e-Platform permite ficar muito mais próximo desse objetivo, o que muda o cenário dos carros elétricos. A BYD garante que é possível carregar o equivalente a 2 km de autonomia por segundo, o que dá 400 km em cinco minutos ou 800 km em 10 minutos apenas. É o tempo de tomar um cafezinho enquanto espera.

E onde carregar?

Não basta ter um carro elétrico que suporte potências de carregamento de 1000 kW. É também preciso um carregador que atenda a essas potências. Por exemplo, os pontos super-rápidos de carga permitem em média até 350 kW, enquanto os Supercharger V4 da Tesla podem chegar aos 500 kW.

Por isso, além da Super e-Platform, a BYD apresentou também um super-carregador. O sistema de terminal de carregamento de um megawatt é totalmente arrefecido a líquido, e pode fornecer a potência máxima de 1360 kW. Simultâneo a isso tudo, a marca já anunciou que vai construir 4000 destes postos de carregamento imediatamente na China. O equipamento ocupa área de apenas 1,5 m2.

A pré-venda na China do Han L e o Tang L já começou e a entrega dos primeiros carros está prevista para abril próximo. A Super e-Plataform é a plataforma profissional puramente elétrica mais potente do mundo e que redefinirá a mobilidade elétrica, liderando a tendência de desenvolvimento da tecnologia de veículos 100% elétricos.

Num teste de demonstração —veja o vídeo aqui—, observamos o BYD Han L chegar aos 1000 kW de potência de carregamento em menos de 10 segundos e ganhar o equivalente a 407 km de autonomia em apenas cinco minutos.

Resta agora saber quando é que estes novos desenvolvimentos chegarão ao demais mercados, o que vai mudar a percepção de quem ainda criticava os carros elétricos..


Compartilhe!