Acredite, este Twingo endiabrado vai correr a “24 Horas de Nurburgring”
As competições automobilísticas são assunto sério e uma profissão para milhares de pessoas. Mas, para outras, é apenas mais uma aventura. É o que podemos deduzir ao vermos projetos como este da Rauh Racing, que pretende participar da próxima “24 Hotas de Nurburgring”. Até aí tudo bem, não fosse o carro um Renault Twingo de primeira geração. Ambição não falta a esta equipe, que vai enfrentar uma das provas de resistência mais exigentes do planeta.
por Marcos Cesar Silva, com R.A.
Sim, o carro usado será o nosso conhecido Twingo, aquele que tinha o visual “fofinho”, por enquanto apresentado em uma de suas cores mais conhecidas, o “Coriander Green” (ou “verde coentro”). Talvez seja mesmo a melhor opção para enfrentar o circuito que também é conhecido por “inferno verde”…
Mas o jeitão “fofinho” do pequeno Renault francês ficará apenas pela parte externa, já que a empresa alemã que o está preparando vai recorrer a muitos componentes do Clio Sport 2.0, incluindo o motor.

O motor de 2,0 litros de capacidade, naturalmente aspirado, pode chegar aos 240 cv, mas a Rauh Racing prefere manter a potência em torno dos 200 cv por uma questão de confiabilidade. Afinal, é uma prova de 24 horas num circuito bastante rápido. Não parece muita potência nos dias de hoje, mas é bom lembrar que o peso final deste Twingo de pista deverá ficar pelos 850 kg. Isso significa a boa relação peso/potência de 3,54 kg/cv.

A primeira geração do Renault Twingo sempre atraiu a atenção de quem realmente gosta de automóveis pelo visual, espaço interno e boas soluções que o modelo trouxe. AUTO&TÉCNICA, por exemplo, tem um em seu acervo. A escolha do Renault Twingo para a prova na Alemanha nasceu de uma ideia surgida na internet. E depois de uma consulta aos regulamentos da prova, o preparador verificou que seria possível trocar o motor original por outro, desde que a origem fosse o mesmo construtor.
Mas há mais requisitos para atender. Para poder participar na prova de resistência de Nurburgring, é necessário para a equipe participar de outras corridas da NLS Series (provas de resistência). Para isso, a Rauh Racing tem disponível uma BMW 330d Touring, que será usada para isso enquanto o Renault Twingo não fica pronto. Assim que o Twingo conseguir ir para a pista, a 330d passa para os anúncios classificados de algum jornal alemão…
Mas ainda falta algum tempo para que isso aconteça. Por enquanto já foi montado o motor, partes da suspensão, rodas (aro 15 ao invés das originais de aro 13) e sistema de freios do Clio Sport 2.0.

Os próximos passos incluem a conclusão da célula de segurança, construída sob medida do habitáculo do veterano Renault Twingo e, um mês depois, o foco estará na construção e ajuste da suspensão personalizada para este projeto.
Na lista de trabalhos ainda faltam alguns componentes para o sistema de escapamento e muitos outros passos para a conclusão deste “Project Twingoat” que, obviamente, ficaremos acompanhando de perto, por meio da página de Instagram da Rauh Racing.