Ignorados pelas montadoras e governo no Brasil, por exigirem pesados investimentos em tecnologia e infra-estrutura, os carros elétricos já são realidade em vários mercados. A Alemanha, por exemplo, prepara medidas de incentivo aos elétricos.
Um milhão de carros elétricos nas ruas é o objetivo que o governo alemão pretende atingir até ao final da década. Para isso, a chanceler Angela Merkel anunciou que estão sendo preparadas novas medidas de apoio e incentivo à compra destes automóveis, que deverão estar concluídas até ao final deste ano.
Até agora, o governo alemão tem apoiado a compra de veículos elétricos por meio da diminuição da carga de impostos para os que possuem automóvel sem emissões de poluentes e da destinação de quase US$ 2 bilhões para projetos de pesquisa na área. O oposto do que acontece aqui no Brasil, onde os carros elétricos não tem benefícios ou incentivos.
“A Alemanha não tem outra escolha a não ser oferecer maior apoio à compra de automóveis elétricos, embora já tenhamos feito algumas coisas nesse sentido”, afirmou Merkel numa conferência que visava promover a tecnologia elétrica. Países como a Holanda e Noruega encontram-se na dianteira nesse quesito, com generosos incentivos fiscais e financeiros, ao contrário da Alemanha, onde as infra-estruturas de recarregamento ainda são escassas, os elétricos caros e os preços dos combustíveis fósseis cada vez mais baratos.