Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio, o SUV devorador de recordes

Compartilhe!

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio

O SUV Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio se mostra como um verdadeiro “papa-recordes”: Silverstone, Brands Hatch e Donington Park já foram conquistados. Assim, o teoricamente modelo familiar exibe todo o seu potencial ao conseguir três recordes para SUVs em três circuitos no Reino Unido.

São os novos tempos em que vivemos, goste ou não. É a era dos SUVs, de todos os tamanhos e aplicações. Para que conferir as capacidades de fora de estrada dos SUV, quando podemos conhecer suas virtudes em circuitos asfaltados? O Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio conquistou três recordes como o SUV mais rápido em três circuitos históricos do Reino Unido: Silverstone, Brands Hatch e Donington Park.

O SUV italiano, com o piloto David Brise ao seu comando, fez 2m31,.6s no circuito de Fórmula 1 de Silverstone; 55.9s no circuito de Indy em Brands Hatch e 1m21.1s em Donington Park.

Já se sabia que o Stelvio Quadrifoglio era rápido —chegou a ser o SUV mais rápido no “inferno verde” de Nurburgring até o Mercedes GLC 63S roubar seu título—, mas considerando o seu currículo, não admira o seu desempenho.

Por baixo do capô encontramos um motor 2.9V6 biturbo Ferrari, capaz de entregar 510 cv de potência e 60 mkgf de torque, transmitidos às quatro rodas por meio de uma caixa de câmbio automática de oito velocidades, que “arremessam” os 1905 kg até aos 100 km/h em meros 3,8s e até aos 283 km/h. Impressionante.

Mas mais impressionante ainda é, talvez, a sua capacidade de contornar curvar e frear, apesar de se tratar de um SUV. É uma arma devastadoramente eficaz, mesmo quando o objetivo é vencer tempos em circuitos onde, por hábito, encontramos criaturas móveis mais próximas do solo e não tão corpulentas.

Fiquem com os vídeos dos três recordes:

Silverstone

Brands Hatch — Indy

Donington Park

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *