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Alguém se lembra do carro-conceito AMC Astra-Gnome 1956?

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Esboço do Astra Gnome Richard Arbibs Arquivos 1

Há sempre algo novo, interessante e excitante em pesquisar a história automotiva. Por exemplo, a visão do desenhista industrial norte-americano Richard Arbibs para o futuro do automóvel ganhou forma com um conceito para a Amwerican Motors chamado Astra-Gnome, que foi construído por Andrew Mazzara de Nova Iorque na segunda metade dos anos 1950. O modelo era muito diferente de tudo que estava nas ruas, com seus interessantes recursos de estilo. Ele oferecia painéis de alumínio na carroceria e rodas escondidas. Alguns consumidores gostaram, outros não, mas estávamos em plena era aeroespacial.

por Ricardo Caruso

Esboço do carro Astra Gnome Time and Space 1956 Richard Arbibs Archives CROPPED 2

Desenho do interior do Astra-Gnome 1956

O conceito foi apresentado no Salão de Nova Iorque em 1956 e se tornou capa da revista “Newsweek”. Ele foi projetado para especular sobre como o automóvel seria no ano 2000.

Astra Gnome no Salão do Automóvel de Nova York CORTADO E REDIMENSIONADO 3

O Astra-Gnome no Salão do Automóvel de Nova Iorque

Graduado no programa de desenho industrial do prestigiado Pratt Institute, de Nova Iorque, em 1939, Arbibs (1917-1995) foi um grande desenhista e projetista automotivo, que iniciou sua carreira na General Motors, trabalhando com o lendário Harley Earl e, depois, se tornou especialista em armamento durante a II Guerra Mundial. Mais tarde, ele ajudou a projetar o belíssimo carro de exposição Packard Pan American para 1951. Arbibs, depois de ingressar na American Motors Corporation, projetou o conceito Astra-Gnome com um desenho absolutamente futurista, que foi batizado de “Time and Space Car”.  

Relações públicas do Astra Gnome Richard Arbibs Arquivos CROPPED 4

Uma foto promocional do Astra-Gnome.

Alguns rotulam Arbibs como um grande visionário de desenho, conhecido por seus projetos automotivos futuristas de ótima aparência. Ao longo de sua carreira, ele também se envolveu com várias outras empresas, incluindo a francesa Simca, a Swank Company, a International Nickel Company e a Tidewater Oil Company.

O carro foi montado sobre a estrutura de um Nash Metropolitan 1955, e Andrew Mazzara fabricou a carroceria em apenas quatro meses. Apesar de um aumento de 25% no tamanho em relação à carroceria original do Metropolitan, o peso total permanece abaixo 907 kg. Cerca de 180 kg de peças fundidas e extrusões de alumínio foram usadas, incluindo painéis laterais de alumínio canelado que foram 
anodizados em diferentes cores.  O capô apresentava o logotipo futurista de um gnomo astronauta, que também aparece na barbatana traseira, e as lanternas traseiras têm aparência típica dos anos 1950. 


O teto em forma de bolha fornece visão para todos os lados, e um braço de alumínio motorizado abre o dossel na parte traseira. para permitir a entrada e saída dos ocupantes. O interior tem dois bancos tipo “concha”, revestidos em azul e cinza “espacial”, com um console integrado entre eles. Um logo Astra-Gnome adorna o centro do volante azul-cromado, e os botões de controle, junto com o botão de mudança de marchas, são azuis claros e transparentes. 

Foto da capa do Astra Gnome da Newsweek 1956 Newsweek REDIMENSIONADO 5

O conceito Astra-Gnome na capa da “Newsweek” em 1956.

O exterior não incluía as populares três barbatanas traseiras, marca registrada dos anos 1950 que a maioria dos carros-conceito oferecia na época. Entre suas muitas características está um “relógio de fuso horário celestial Hamilton”, que supostamente permitia navegação real do tipo voo. O teto bolha, de vidro acrílico, também serviu como uma câmara de som para o rádio de alta fidelidade e toca-discos do carro . 


O carro incluía ar condicionado e proteção vinda dos para -choques envolventes, que alinhavam em altura com a dos para-choques de carros de tamanho normal. A largura de 1,83 metros do conceito era muito maior do que os automóveis de passageiros contemporâneos, e permitia espaço interno extra, bem como espaços de armazenamento e bagagem (que incluíam seis malas próprias cheias de estilo). O desenho tornou as manobras de estacionamento do largo Astra-Gnome mais fácil, tornando o meio-fio visível de dentro do carro. 

Vista lateral do Astra Gnome Arquivos de Richard Arbibs 6

Vista lateral do Astra-Gnome

Após seu ciclo de salões e eventos, o carro-conceito caiu no esquecimento para ser recuperado de um depósito lacrado em Nova Iorque em 1980, e hoje o Astra-Gnome ainda está por aí e faz parte de muitas grandes exibições automotivas ao redor dos Estados Unidos, incluindo o “Petersen Museum”, em Los Angeles.

Astra Gnome em exposição 7

O Astra-Gnome em exposição em um museu (acima) e no “Petersen Museum em Los Angeles (abaixo).

1956 American Motors Astra Gnome Petersen Museum CORTADO E REDIMENSIONADO 8

Fotos de época: arquivo pessoal Richard Arbibs


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