Alibaba cria marca de carros premium
As chinesas Alibaba e SAIC criaram uma nova marca premium de automóveis elétricos, a Zhiji Auto/IM. O primeiro modelo a chegar será um sedã, que entre outros traz tela de 39 polegadas e tecnologia de condução autônoma.
por Marcos Cesar Silva
A Alibaba e a SAIC uniram forças para lançar uma nova marca denominada Zhiji Auto/IM, que tem ambição de se tornar o mais recente fabricante premium de veículos elétricos do mercado internacional, com uma linha que, na primeira fase, inclui um sedã e um SUV.
O sedã se carateriza pelas linhas aerodinâmicas e sistema de iluminação inteligente que consiste em 2,6 milhões de pixels de luz, podendo ser utilizados para exibir animações ou o estado de carga.
Além das luzes high-tech, o sedã dispõe de maçanetas embutidas nas portas, rodas aerodinâmicas, teto de vidro panorâmico, um sensor montado no teto e luzes traseiras em toda a extensão da tampa do porta-malas.
O habitáculo conta com bancos de couro, um friso em madeira e detalhes metálicos. A principal caraterística, porém, consiste uma imensa tela 39 polegadas que emerge no painel e se divide em três partes. Como se não fosse suficiente, existe uma segunda tela, de 12,8 polegadas, montada no console, assemelhando-se bastante ao instalado na mais recente geração do Mercedes-Benz Classe S.
Em termos tecnológicos, o automóvel dispõe de um total de 15 câmeras de elevada definição, 12 sensores ultrasônicos e cinco radares. Estes dispositivos destinam-se ao sistema de condução semi-autônoma e assemelham-se muito ao sistema utilizado pela Tesla.
Mais para o final do ano, o IM (Intelligence in Motion) irá disponibilizar condução autônoma ponto a ponto, mas os detalhes são inexistentes e o sistema ainda está sujeito a aprovação governamental.
A NVIDIA (empresa multinacional de tecnologia, com sede nos Estados Unidos) confirmou que os veículos utilizam a sua plataforma computacional “Drive Orin”, que permite entre 500 a 1000 TPOS (trilhões de operações por segundo), garantindo não só a capacidade de condução autônoma e automatizada, além da personalização da cabinae, que é atualizável por via remota, para uma verdadeira experiência definida por software.
No capítulo desempenho, os veículos estão equipados com dois motores elétricos que proporcionam tração integral, assim como potência combinada de 544 cv e torque de 70 mkgf. A marca anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 3,9 segundos.
Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de 93 kWh, sendo também proposta uma opção com 115 kWh. A autonomia estimada do sedã é de 874 km.
Este veículo também será o primeiro a disponibilizar um sistema por carregamento wireless de alta velocidade. Com potência de 11 kW, permite recuperar entre 70 a 80 km de autonomia em cerca de uma hora.
O sedã será apresentado oficialmente no Salão de Xangai, no próximo mês de abril, enquanto o SUV (acima) deverá ser lançado em 2022.