Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

ALPINE DE VOLTA AO MUNDO DAS COMPETIÇÕES

Compartilhe!

logo

 

Há pouco menos de 35 anos, um  Alpine-Renault A442B, que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1978, desfilava pela Avenida Champs-Elysées, Paris, sob os aplausos de um público admirador da performance obtida pelos pilotos Jean-Pierre Jaussaud e Didier Pironi. Ainda hoje, o público parisiense pode admirar o A442B, já que ele está entre as estrelas da exposição “No Limit!”, organizada no Atelier Renault até o dia 7 de abril. O Atelier Renault é uma loja conceito da marca francesa e está localizada na Avenida Champs-Elysées, próximo ao L´Arc de Triumph.

renault_alpine_a110

Um pouco de história: a Alpine foi uma empresa construtora de carros esportivos e de corrida, localizada na França, que utilizava motores Renault. A equipe foi campeã mundial de rali em 1973, com seu mais famoso modelo: o Alpine A110 ,  também conhecido como “Berlinette” Em 1978, um modelo A442 venceu as 24 Horas de Le Mans e, provavelmente, a última participação de um carro da Alpine em provas de automobilismo, pois na época a empresa estava em fase de fusão com a Renault e o carro foi inscrito como um Renault-Alpine.

re1

Com o tempo, a Alpine foi absorvida pela Renault. O último modelo produzido foi o A610, cuja produção foi interrompida em  1995. Desde então, a fábrica em Dieppe, França,  tornou-se conhecida como produtora de modelos esportivos da Renault e foi rativada no ano passado para pode ser reativada para a produção de um novo modelo.

timthumb

Não poderia haver uma oportunidade melhor para apresentar este o novo Alpine que participará da próxima temporada de endurance. Bernard Ollivier, Presidente da Société des Automobiles Alpine-Caterham, e Philippe Sinault, chefe da Equipe Signatech-Alpine, revelaram o carro, que trára as cores azul e laranja numa referência às cores dos Alpine que participaram da prova na região de Sarthe há aproximadamente 50 anos.

2012-renault-alpine-a110-50-concept_100391472_l

“Desde o anúncio, em 5 de novembro de 2012, da renovação da marca Alpine, estamos vencendo uma etapa após a outra”, destacou Bernard Olivier. “A revelação deste magnífico carro é uma grande notícia. Os primeiros testes de rodagem e a primeira corrida acontecem daqui a alguns dias. O anúncio de nossa participação em provas de endurance foi acolhido de forma bastante positiva, tanto pelos fãs incondicionais da Alpine como pelo mundo do automobilismo esportivo em geral. Estamos ansiosos para ver estas cores em ação.”

220313_Alpine 2

Aliando juventude e experiência, os pilotos do Alpine n° 36 também estão loucos para pegar no volante. Confirmados desde o anúncio do programa, Nelson Panciatici (24 anos) e Pierre Ragues (29 anos) recebem agora a companhia de Tristan Gommendy (34 anos), que completará a equipe nas 24 Horas de Le Mans. Estes três franceses, cujo ponto em comum refere-se ao fato de terem sido revelados pela Renault nas corridas em monoposto, já participaram dez vezes da “maior corrida de todo o mundo”. Um quarto piloto francês, Paul-Loup Chatin, foi escolhido para ser piloto júnior.  A equipe Signatech-Alpine , além de 4 temporadas em endurance em nível mundial, a equipe de destaca como um dos players mais importantes do automobilismo esportivo internacional, contando com nada menos que: 76 vitórias, 47 pole-positions, 472 podiums, 48 voltas mais rápidas e 15 títulos.

  Jorge Finardi Filho


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español