Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Alto luxo: vem aí a SUV Rolls-Royce

Compartilhe!

i

Definitivamente os SUVs estão em alta absoluta. Agora Giles Taylor, chefão da Rolls-Royce, afirmou que o projeto para construir um SUV super luxuoso da marca continua em andamento. Por enquanto, ainda na fase de desenho em computador, já está com considerábel avanço no processo de desenvolvimento.

Curiosamente, a ideia da Rolls-Royce é ter um verdadeiro SUV e não uma “shooting break” ou crossover, tendo funcionalidade e função compatíveis no mesmo modelo. Segundo informações, o modelo fará parte da futura linha de veículos derivados do Ghost, ficando o Phantom como o top da linha gama e apenas com a verão sedã. Antes de 2017, será pouco provável que a Rolls-Royce coloque à venda seu SUV, o que o coloca próximo da data de lançamento do Bentley SUV, provavelmente uns meses depois.

Num momento em que a Rolls-Royce está em plena mudança e na época de renovar os seus produtos, há novidades na orientação que a marca vai apresentar em termos de estilo e funcionalidade. Ainda segundo Taylor, a ideia é tornar os veículos da marca britânica mais atuais e atraentes a outros clientes, igualmente abonados, mas menos impressionados com a herança histórica da Rolls-Royce. Ou seja, os Rolls-Royce vão continuar sendo luxuosos e muito equipados, mas sem ostentação e com bom gosto. E com a chegada ao mercado chinês, essa mudança de orientação é necessária, pois aquele mercado passou a ser o mais importante do mundo.

Quanto à base deste futuro Rolls-Royce SUV, algumas informações davam como certa a utilização da plataforma que vai dar origem ao BMW X7, o SUV top de linha da Série 7. Porém, a BMW tem objetivos mais ambiciosos e algumas fontes da marca dizem que a marca está preparando uma plataforma sofisticada, que mistura aço com fibra sintética, que servirá de base para o Rolls-Royce Ghost e para o futuro BMW Série 9. Essa nova plataforma foi revelada no Salão de Pequim, debaixo do protótipo Vision Future Luxury, destacando-se as portas com abertura contrária, sendo que a marca britânica irá disponibilizar uma ampla linha de personalização que será estreada com o lançamento da série especial do Phantom Drophead Coupé, a Waterspeed Collection (veja aqui no site).

Assim, para os próximos quatro anos, a Rolls-Royce vai lançar quatro modelos. Já este ano, será a vez do Ghost, já mostrado no Salão de Genebra e que será colocado à venda no final do ano. Mudanças estéticas e a adição do sistema Dynamic Driving Package permitem melhor dirigibilidade ao sedã.

Para 2017, chegarão a SUV e o novo Phantom, modelo já com 11 anos de mercado e que terá todas as versões de carroceria –sedã, cupê e cabriolet– sendo possível o uso da plataforma com material sintético. Em 2018, será a vez do Ghost, com um chassis mais sofisticado, abandonando a plataforma do Série 7 que é usada neste momento.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español