Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Anos 90: Maggiora Grama 2, o Fiat que todos deveriam conhecer

Compartilhe!

Em setembro de 1993, a Fiat lançou o “Projeto 176”, a primeira geração do Punto, desenho de Giorgetto Giugiaro. Era um carro basicamente urbano, que chegou ao mercado italiano com muitas ambições da marca para atuar num segmento bastante disputado. O entusiasmo com o carro foi tão grande, que logo após o lançamento, no inicio de 1994, a marca italiana desafiou várias preparadoras e “carrozieres” a reinterpretarem o Fiat Punto. E assim foi.

Maggiora-Grama-2-2-750x450

Uns meses mais tarde, o Salão de Turim foi completamente invadido por várias versões do modelo italiano. Dos 13 exemplares que foram expostos no evento, apenas dois foram considerados aptos para uma eventual produção em série –Bertone Racer e Maggiora Grama 2– sendo que este último, desenvolvido então pelo encarroçador aMaggiora –também responsável, por exemplo, pelo De Tomaso Pantera– foi o que mais chamou atenção.

Em termos estéticos, o Maggiora Grama 2 distanciava-se do Punto de série pela sua carroçaria ligeiramente encorpada, mais larga e com paralamas largos. Este visual mais agressivo era acentuado por meio da pintura em dourado, belíssimas rodas aro 17 polegadas calçadas com pneus Pirelli P Zero e generoso spoiler dianteiro com grandes tomadas de ar e quatro faróis auxiliares.

untitled

No interior, fora alguns detalhes em azul e amarelo, praticamente tudo foi mantido igual ao do Punto GT, que já contava de série com bancos esportivos. Com tudo isso, você deve estar imaginando que era impossível o Maggiora Grama 2 passar incógnito. Mas o melhor ninguém via, pois estava escondido.

 Para este modelo, a Maggiora recebeu toda a mecânica de uma Lancia Delta Integrale, inclusive a suspensão, sistema de tração integral permanente e motor 2.0 turbo de 8V. Com apenas 1100 kg de peso –270 kg a menos que o Delta Integrale– o Grama 2 atingia os 220 km/h de velocidade máxima, com aceleração de zero a 100 km/h em 7 segundos.

Maggiora-Grama-2-1-750x400

O Maggiora Grama 2 nunca chegou a entrar em produção e esta unidade de vez em quando aparece em um ou outra exposição. Mesmo assim, o Grama 2 continua sendo lembrado um dos concept cars italiano mais entusiasmantes dos anos 1990.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *