Apollo Edition: Ford Mustang em versão NASA
No momento em que as viagens espaciais estão novamente em pauta, depois da passagem da New Horizon por Plutão, a Ford decidiu inspirar-se nas missões tripuladas Apollo para criar um exemplar exclusivo para o sempre celebrado Mustang. É o Mustang Apollo Edition, uma homenagem à NASA.
A Ford anunciou que será novamente parceira oficial do maior evento mundial dedicado a aviação, o EEA AirVenture que acontecerá no próximo dia 23 de julho no Wisconsin, Estados Unidos, e para o qual, pelo oitavo ano consecutivo, irá criar um exemplar único inspirado no tema da aviação, que será leiloado durante o evento. O objetivo é apoiar mais uma vez a Experimental AirCraft Association, que desde 1992 já providenciou 1,9 milhões de batismos de vôo, e por isso toda a verba angariada com a venda deste Mustang especial será oferecida a esta entidade. Depois de vários projetos inspirados na aviação, desta vez a opção foi homenagear as heroicas missões Apollo, que levaram o homem à Lua nos anos 1960. Trata-se do Apollo Edition Mustang.
Este automóvel, inspirado no programa Apollo (que durou de 1963 a 1972, da Apollo 4 até a Apollo 17 e mais três naves experimentais), traz referências a estas aventuras espaciais, em especial no interior da viatura, onde há um emblema com o logotipo das missões e outras lembranças do programa, cujo símbolo aparece bordado nos bancos. Este projeto, que foi liderado pelo Design Manager da Ford, Melvin Betancourt, contempla também alterações no visual externo, dotando o esportivo de elementos aerodinâmicos como o “splitter” em fibra de carbono e um difusor, além da decoração que lembra a usada nos foguetes Saturno e nas cápsulas Apollo.
Mas o principal destaque na estética é sem dúvida a iluminação em LED em tons laranja por baixo da carroceria, que pretende simular as altas temperaturas sofridas durante o lançamento e na reentrada na atmosfera.