Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

ARGENTINOS FAZEM COMBUSTÍVEL COM O “PUM” DAS VACAS

Compartilhe!

images

Primeira as vacas e bois foram culpados pelo aquecimento global, por conta da quantidade de gases que emitem. Agora os bovinos passam de vilões a heróis. De acordo com o jornal argentino “La Voz”, pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria daquele país iniciaram um projeto que visa recolher o gás metano produzido por esses animais, com o objetivo de o converter em combustível para abastecer automóveis ou residências.

Estudos revelam que uma vaca produz 300 litros de composto químico por dia, que depois de transformado em gás natural, poderá fazer um carro circular por cerca de 100 km. As estatísticas indicam ainda que cada animal produz 4,8 toneladas de dióxido de carbono no seu processo digestivo, ou seja, a mesma quantidade emitida por um SUV no mesmo período.

 O projeto prevê a instalação de um recipiente em forma de bolsa colocado na traseira dos bovinos para recolher os gases, que por meio de um processo de filtragem, retira 95% do volume em metano.

Só na província argentina de Córdoba, por exemplo, existe um milhão de automóveis e cinco milhões de cabeças de gado. Bom lembrar que, na Argentina, a frota de veículos movidos a gás é grande, o que poderá viabilizar financeiramente um projeto deste gênero.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español