Ariel Nomad R: mais radical e mais limitado
Com novo motor e ainda mais potência -340 cv- o Ariel Nomad R é a versão mais radical do despojado esportivo britânico. No total, só serão produzidas cinco unidades.
Apresentado há cerca de cinco anos como Ariel Atom, o Nomad ganhou agora na sua versão mais radical e exclusiva, adotando como nome e sobrenome a designação Ariel Nomad R.
Originalmente, o Nomad é equipado com motor Hondao K24 i-VTEC 2.4, 238 cv de potência e 30 mkgf de torque, tendo recebido depois com uma versão turbo deste motor, com 294 cv e 34 mkg. Parecia que não havia necessidade de receber mais potência.
Mas havia espaço para isso, e a “culpa” é do motor K20Z3 da Honda, 2.0, que depois de receber um compressor da própria Ariel, passou a disponibilizar de 340 cv a 7600 rpm e 33 mkgf a 5500 rpm.
Quando combinamos os 340 cv com os anoréxicos 670 kg de peso, o Ariel Nomad R se transforma em item balísitico, capaz de alcançar os 100 km/h em míseros 2,9s, tendo uma velocidade máxima de 195 km/h.
A transmissão está a cargo de uma caixa de câmbio sequencial de seis marchas da Sadev, idêntica à usada pelos Ariel Atom 3.5R e Atom V8. Entre as muitas qualidades desta caixa encontra-se o peso baixo, que é de 38 kg.
Equipado com jantes de 18 polegadas, o Nomad R conta com amortecedores ajustáveis Bilstein MDS e molas Eibach, sendo que ambos os componentes foram especialmente desenvolvidos para o Ariel Nomad R.
Com produção limitada a apenas cinco unidades, o Ariel Nomad R custa cerca de US$ 80 mil no mercado europeu.