As cinco novidades -ousadas- que colocam a Fiat no futuro
SUV cupê, SUV normal, Fastbach, Strada, Adventure… A Fiat vai mudar de patamar, e algumas dessas novidades podem chegar ao Brasil. Depois da apresentação do Grande Panda (veja aqui), a Fiat já está preparando o lançamento dos seus dois próximos modelos. A apresentação do Fiat Grande Panda coincidiu com a celebração dos 125 anos da marca italiana, mas as novidades não ficaram por ali. Já foram confirmados os seus próximos dois modelos, onde a ousadia chama atenção.Confira tudo o que já sabemos.
por Marcos Cesar Silva
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Para situar, voltemos ao mês de fevereiro deste ano e à apresentação dos cinco novos conceitos da Fiat, que foram uma antevisão para os modelos que a marca pretende colocar nas ruas até 2027. O primeiro foi o Grande Panda, e agora ficam faltando quatro. Os próximos dois serão um SUV e um Fastback, ainda sem nomes definidos. Mas são vários os boatos que indicam que o SUV poderá se chamar Multipla. Esse mesmo nome que já foi usado em duas minivans de seis lugares, e o último dessas duas MPV (Multi Purpouse Vehicle) é do tipo “ame ou odeie”, motivo de calorosos embates a respeito de seu visual. Só que desta vez o MPV dará lugar a um SUV, com espaço suficiente para uma família de cinco pessoas.
Já o segundo modelo, assume um estilo mais dinâmico, de SUV Cupê (nada a ver com o Fastback nacional), e tentará atrair clientes que desejam um SUV de estilo mais esportivo. Além disso, vai ocupar o lugar do atual Fiat Tipo europeu. Segundo a Fiat, os dois já se encontram em fase avançada de desenvolvimento —como podemos ver no vídeo “camuflado” acima—, e devem chegar ao mercado em 2025 e 2026, respectivamente.
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No entanto, tal como seus nomes, ainda é muito cedo para sabermos mais detalhes e suas especificações técnicas. Mas já sabemos que ambos usarão a nova “Smart Car Plataform” da Stellantis, que estreou no Citroën ë-C3 e que também será aplicada no Fiat Grande Panda e nos novos C3 Aircross e Opel Frontera.
Por conta disso, os dois SUVs terão versões 100% elétricas e também sistemas híbridos —tecnologia mild-hybrid 48 V— ou ainda um motor a combustão, dada a versatilidade desta plataforma, desenvolvida para automóveis de custo reduzido.
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Se os novos carros da FIAT seguirem o que já vimos nos novos Citroën C3 Aircross e Opel Frontera, a versão elétrica mais acessível deverá contar com bateria de 44 kWh e autonomia em torno dos 300 km. Por sua vez, a versão híbrida deverá usar o motor 1.2 Turbo, com 100 ou 136 cv, trabalhando combinado com um motor elétrico integrado na caixa de câmbio de dupla embreagem e seis velocidades.
Depois das versões definitivas de produção dos dois SUVs, ficará faltando apenas conhecer a versão de produção da Pick-up e de um veículo de lazer ainda sem nome, mais próximo de um monovolume, mas decorado com todos os acessórios que o transformam num verdadeiro aventureiro (será a volta dos Fiat Adventure?).
![Fiat Pick-up](https://www.razaoautomovel.com/wp-content/uploads/2024/02/FIAT_Concept_Pick-up.webp)
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Se a Pick-up vai dar origem à nova Strada —a comercialização na Europa não está descartada—, fica a dúvida se o último protótipo, o “Adventure” (imagem acima), se transformará em um modelo de produção.