Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

As importantes inovações da Renault que mudaram história do automóvel

Compartilhe!

De vidros elétricos ao ar condicionado automático, passando pelos comandos junto ao volante, cartão “hands free” (mãos livres) ou pelos sistemas de navegação e os telas digitais, veja como a Renault antecipou o futuro do automóvel.

1961 Renault 4

 

Renault 4/4L (1961-1992)

Primeiro carro multiuso com porta-malas de carga variável com os bancos traseiros

  • Primeira viatura verdadeiramente multiuso, com as suas cinco portas, o R4 e a sua versão posterior R4L marcaram três gerações pelo seu carisma, simplicidade e versatilidade, podendo funcionar como um útil furgão para pequenos comerciantes e empresários, durante a semana de trabalho e transformar-se num espaçoso veículo de lazer para os passeios e viagens com a família, nos finais desemana. A Renault a chamava de “voiture à vivre”.

O porta-malas era grande e podia transportar desde compras de supermercado até as bicicletas das crianças. A maior atração era a modularidade interior. O banco traseiro podia ser puxado para a frente para aumentar o espaço de carga. Uma revolucionária antecipação dos atuais bancos traseiros rebatíveis. Também inovadora era a grade no tejadilho, para transporte de objetos longos, que a Renault disponibilizava como opcional.

Este conjunto de qualidades transformou a R4L num ícone sobre rodas, como foi o Fusca, o Citroen 2 CV, o Mini ou o Fiat 500, somando mais de 8,1 milhões de unidades vendidas em mais de uma centena de países.

 

Renault 16 (1965-1980)

Primeiro automóvel familiar com cinco portas, motor de alumínio, motor turbo, ventoinha elétrica de arrefecimento e vidros elétricos

renault_65337_global_enO Renault 16, produzido na França entre 1965 e 1980, foi um dos mais inovadores automóveis de série, com o seu motor de alumínio e a ventoinha elétrica do sistema de arrefecimento. Foi ainda o primeiro sedã familiar com tampa atrás, introduzindo no seu segmento a carroceria hatch de cinco portas, meio caminho entre um sedã de 4 portas e uma wagon. Um estilo que se viria a se popularizar nas duas décadas seguintes.

A versão TS, lançada em 1968, foi o primeiro carro de produção em série com vidros elétricos e trava central das portas, luxo até então reservado a algumas poucas grandes limusines americanas.

Mais importante para o futuro da indústria automóvel é o fato do R16 ter sido o pioneiro na utilização em série de motores com turbo, tecnologia patenteada pela Renault em 1902.

 

Renault 30 (1975-83)

Primeiro automóvel com computador de bordo

renault-30-txTop de linha da Renault no final da década de 1970, o Renault 30 tinha como opcional um inovador computador de bordo desenvolvido pela Sagem, especialista francesa em eletrônica de consumo.

O sistema foi estreado no Renault 30 TX, a versão mais equipada do modelo, lançada em 1978, que também dispunha de controle de velocidade (“cruise control”).

Em 1983, quando o 30 foi substituído pelo 25, o computador de bordo foi melhorado e ganhou novas funcionalidades, passando também a incluir em algumas versões um sintetizador de voz, que dava instruções e fazia alertas ao motorista.

 

Renault Fuego (1980-85)

Primeiro automóvel com trava central de portas

renault_2308_global_enCom o seu desenho futurista, o cupê esportivo Fuego apresentava-se como um dos mais avançados automóveis da sua época. Foi o primeiro veículo com trava central de portas e comando de abertura/fechamento à distância, que a marca iria depois evoluir para o cartão mãos livres, que hoje equipa diversos modelos da Renault.

Em termos de desenho, o Fuego recuperava o estilo dos pára-choques envolventes, com prolongamentos plásticos na parte de baixo da carroceria (ideia que a Renault já experimentara nos Renault 20 e R30) e contava com a inovadora tampa traseira integralmente em vidro.

 

Renault 5 (1972-1984)

Primeiro sub-compacto moderno

renault-5O revolucionário Renault 5 foi, junto com o rival Fiat 127 (lançado meses mais tarde), o pioneiro dos modernos hatchbacks compactos.

Estava disponível com carroceria hatch de 2 e 4 portas, motor e tração dianteira. Foi também inovador pelos seus enormes pára-choques em plástico, na frente e atrás, em substituição dos convencionais de metal que se usavam até então. Foi uma solução que, com o tempo, seria adotada por todas as marcas e em todos os seus modelos, alteranto de forma radical a parte frontal dos automóveis.

 

Renault 25 (1984-92)

Primeiro automóvel com comandos no volante

Painel-de-instrumentos-renault-25rimeiro modelo com comandos junto ao volante, o luxuoso Renault 25 dispunha de uma espécie de “satélite” que reunia os botões e permitia ao motorista controlar o som, mudar de estação e acessar outras funções do rádio e do CD. Uma antecipação dos modernos volantes atuais, que também permitem comandar diversas funções do carro, como computador de bordo, sistemas de informações do percurso e do veículo, navegação ou celular, por meio de Bluetooth.

O Renault 25 era um apanhado da mais avançada tecnologia disponível na época e, além dos comandos no volante, incluía o computador de bordo, termômetro da temperatura exterior e motor V6 de injeção controlado eletronicamente.

 

Renault 11 Electronic (1984)

Primeiro automóvel com sintetizador de voz e painel digital de instrumentos

renault-11-electronic-painel-de-indicadoresEsta versão especial e futurista do Renault 11, foi lançada dois anos depois do modelo normal e tinha a particularidade de estar recheada de tecnologia de ponta para a época.

Dispunha de painel de instrumentos totalmente digital (foto) e um sintetizador de voz que complementava os comandos no volante do sistema áudio.

O TX inclui todas as outras funcionalidades dos topo da linha 11, como vidros elétricos e comando à distância para a abertura das portas.

 

Renault Espace I (1984-1991)

Primeira minivan de grande série na Europa

renault-espace-iResultado da parceria entre a Renault e a Matra, a Espace introduziu na Europa o conceito de grande minivan familiar, que a Chrysler lançara um pouco antes nos Estados Unidos. Um tipo de carroceria que rapidamente ganhou adeptos e que viria a ser copiado por quase todas as grandes marcas.

A parte frontal da primeira geração da Espace era inspirada no TGV, o trem de alta velocidade da França. O interior era completamente modular e acolhia 5 ou 7 pessoas, conforme a combinação de dois ou três bancos. A Espace teve depois uma segunda geração (1991), terceira (1997) e quarta (2002), ganhando uma versão de entre-eixos mais longo Grand Espace (unicamente como 7 lugares) e crescendo gradualmente em dimensões e requinte, afirmando-se como um dos mais luxuosos veículos da marca.

No ano passado, acompanhando as tendências do mercado e a preferência crescente dos consumidores por grandes SUV, em detrimento dos formatos monovolumes, a Renault optou por reinventar o modelo, após três gerações e quase 900 mil unidades vendidas, apresentada a quarta geração na forma de um grande e luxuoso SUV.

 

Renault Laguna I (1994-2001)

Primeiro modelo de grande série com ar condicionado automático

renault-laguna-iEmbora alguns modelos de luxo já dispusessem de ar condicionado automático, o Renault Laguna foi o democratizador do sistema, ao incluí-lo num veículo de produção em série.

O sistema de climatização automático da primeira geração Laguna dispunha de um display digital que permitia selecionar a temperatura desejada, a velocidade de ventilação e a distribuição dos fluxos de ar pelas várias saídas do habitáculo. Contava também com a função Auto, que regulava todos estes esses parâmetros em função da temperatura escolhida.

 

Renault Safrane (1992-2000)

Primeiro automóvel com sistema de navegação

renault-safrane-consolaRequintado top de linha da marca francesa, herdeiro dos Renault 30 e 25, o Safrane era uma vitrine da melhor tecnologia disponível na última década do século passado  e foi o primeiro automóvel a dispor, a partir de 1995, de sistema de navegação integrado no seu sistema de informação e entretenimento, desenvolvido em parceria com a Philips e a Sagem.

Inicialmente os mapas eras guardados num CD e as rotas e percursos calculados com recurso ao GPS e ao sinal de rádio RDS. Um percursor dos modernos sistemas ligados em tempo real de hoje, que se atualiza por conexão com a internet.

 

Renault Scénic I (1996-2003)

Primeira minivan média e primeiro automóvel com controle de pressão dos pneus

renault-scenic-iTentando repetir no segmento médio o sucesso da maior minivan Espace, a Renault lançou o Scénic, o primeiro da espécie. Inicialmente integrado na linha do seu familiar compacto Mégane, o Scénic viria depois, nas gerações seguintes, a ganhar vida própria como modelo dentro da marca francesa, em versões normais de cinco lugares e longa Grand Scénic, com espaço para sete ocupantes.

O Scénic foi o primeiro automóvel a dispor de um sistema de controle de pressão dos pneus, desenvolvido em parceria com a Michelin. O sistema permitia ainda que. em caso de furo, o Scénic pudesse rolar cerca de 150 km  com o pneu completam ente vazio, sem o deteriorar.

 

Renault Laguna II (2001-2007)

Primeiro automóvel com cartão mãos-livres e a obter 5 estrelas nos testes de segurança da EuroNcap

cartao-maos-livres-2Lançado no final de 2000, a segunda geração do Laguna já trazia sensores de luz e de chuva, uma das muitas inovações em que a Renault apostou para manter o modelo como um dos seus best-sellers.

O Laguna II estreou também em modelos de grande venda o sistema de abertura e fechamento de portas e de partida sem chave, por meio de um comando com formato de cartão de crédito que, por isso, batizou de “Hands Free Card” (ou “Cartão Mãos-Livres”).

Confirmando a preocupação permanente da Renault com a segurança, o Laguna II foi também o primeiro automóvel a obter a classificação máxima de 5 estrelas nos testes da EuroNcap.

 

Laguna Coupé (2009-2012)

Primeiro automóvel de série com quatro rodas direcionais

sistema-4controlEm 2002, a Renault introduziu o inovador Sistema 4 Control, de quatro rodas direcionais, no seu novo Laguna Coupé. Até 60 km/h as rodas de trás viravam no sentido oposto às da frente, até um máximo de 3,5º, garantindo maior ângulo de viragem e facilitando as manobras. Acima dos 80 km/h as rodas de trás viram no mesmo sentido que as da frente, permitindo maior estabilidade em curva, mesmo a velocidades elevadas. A Honda já havia tentado usar esse recurso nos Prelude dos anos 1990.

O sistema foi depois introduzido em outros modelos top de linha da marca francesa, como aconteceu com o familiar Talisman, que substitui o Laguna, no ano passado.

 

Renault Clio IV (2012-2016)

Estreia do sistema multimedia conectado à internet

r-linkDesde 2012 a Renault oferece o sistema R-Link nos seus modelos, como o Clio IV, Captur, Fluence, Laguna, Zoe e Scénic, que conecta o sistema de multimídia informação à internet. O sistema integra um tablet com tela de sete polegadas e dá acesso a várias aplicações de navegação e de serviços, comandando ainda o rádio, celular e o computador de bordo, com informações sobre o percurso e o estado de veículo. Além do tablet, o sistema pode ser operado pela  tela touchscreen, por comandos no volante ou por voz, neste caso com reconhecimento de instruções em nove línguas, entre elas o português.

O R-Link permite a conexão com a internet e a leitura e resposta a emails, a serviços de previsões de meteorologia ou contactar a assistência Renault e, via sistema de entretenimento, o acesso a jogos e vários sons, para sincronizar com a condução e o nível de rotações do motor.

 


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *