Classic Cars

As oito melhores formas de transportar veículos de competição”

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Os transportadores de veículos de competição sempre ficaram um pouco esquecidas na história do automóvel, até que alguém saca a pergunta: qual foi será a melhor combinação entre o automóvel de competição clássico e o seu transportador? É aí que entram estes caminhões transformados para atender as necessidades das suas equipes. Confira com AUTO&TÉCNICA oito exemplos de como transportador automóveis de competição de maneira clássica e elegante.

Mercedes-Benz Blue Wonder (1955)


 
Este é dos transportadores de modelos de competição mais carismático e facilmente reconhecível, sendo que, na época em que foi construído, era o caminhão mais rápido do mundo. Foi construído com um só propósito, o de levar as Flechas de Prata para as suas provas. Mas, o que mais chama atenção, é o seu perfil esguio e um estilo cabine avançada extrema, onde a cabine encontra-se totalmente à frente do eixo dianteiro. O motor era o mesmo do 300 SL, 3.0 de seis cilindros em linha e 220 cv de potência.

Fiat Bartoletti (1956)


 
Este Fiat Bartoletti foi encomendado pela Maserati, para transportar os seus carros de Fórmula 1. Foi adquirido pela equipe Scarab e, posteriormente, vendida ao lendário Carrol Shelby, em 1962, sendo utilizado para transportar os Cobra Daytona até Le Mans. Foi ainda adicionado um terceiro eixo, para aumentar o poder de carga. Após o fim do uso como transportador, passou a ser uma estrela de cinema, sendo utilizado no filme de Steve McQueen, Le Mans, como transportador de automóveis de várias equipes, recebendo várias pinturas para isso.

Commer TS3 Ecurie Ecosse (1960)


 
A equipe escocesa Ecurie Ecosse teve bastante sucesso na época, sendo conhecida pelos seus Jaguar D-Type. Utiliza um chassi de ônibus Commer, do Grupo Roots, equipado com um motor compacto, de três cilindros diesel, com 3,2 litros de cilindrada. É capaz de transportar três automóveis, e sem dúvida que fica muito bem em qualquer paddock de evento de clássicos.

Volkswagen Bulli Porsche (1964)


 
A Fórmula V foi uma categoria do automobilismo que teve bastante procura, com sua mecânica Volkswagen, de 1.200 cm3 e 40 cv. Era uma categoria destinada a jovens pilotos e, como não poderia deixar de ser, a Porsche decidiu entrar no jogo. Então, para fazer o transporte dos automóveis, a Porsche adquiriu seis Volkswagen Bulli Pickup, procedendo a algumas modificações, para os automóveis de Fórmula V poderem ser acomodados com facilidade.

Hino KM BRE (1965)


 
A equipe de Peter Brock era famosa por a utilizar modelos japoneses nas provas do SCCA, com as suas cores vermelha, branca e azul. E qual a melhor combinação do que competir com modelos nipônicos e ter um transportador do mesmo país? Antes de competir com os modelos da Datsun, a BRE utilizou automóveis Hino, antes desta ser absorvida pela Toyota e passar a produzir unicamente veículos pesados. Para o transporte dos automóveis, a BRE utilizou um Hino KM, só que equipado com um motor Cadillac V8…

Dodge D700 Snake & Mongoose (1967)


 
Os Dodge D700 Snake e Mongoose são facilmente reconhecíveis, já que foram replicados em miniatura pela Hot Wheels. Estes caminhões transportaram os Plymouth Barracuda e Duster de corridas de dragster de Don Prudhomme e Tom McEwen. Está é a combinação perfeita entre um caminhão Dodge e os modelos da Mopar.

Ford Transit MK1 Joe Dunlop e Rea Racing (1976)


 
Esta Ford Transit transportou diversas vezes a lenda do motociclismo, Joe Dunlop, e as suas motos, para as provas do Isle of Man TT, pintada na característica cor branca e vermelha, com o seu primeiro patrocinador, a Rea Racing. Esta Transit foi também utilizada no documentário “The Road Racers”, sobre motociclismo. Dunlop também utilizou esta van para distribuir brinquedos pela Roménia, Albânia e Bósnia-Herzegovina.

Bonneville Boss (1976)


 
Por último, o mais radical de todo. O Bonneville Boss foi criado para transportar o Proud American, um veículo desenvolvido para superar a barreira do som para as comemorações do Bicentenário dos Estados Unidos, em 1976, mas isso nunca aconteceu. O Bonneville Boss foi criado por Dean Moon, da Mooneyes. Com mecânica do Oldsmobile Toronado, a potência é enviada para as quatro rodas frontais, que também têm direção; tem ainda seis rodas na traseira.


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