As primeiras imagens do reencarnado De Tomaso Pantera
A italiana Ares Design vem recriando muitos clássicos automotivos nos últimos anos, graças à sua série “Legends Reborn”. Sua última obra trouxe de volta o antológico De Tomaso Pantera, projeto batizado de Ares Panther ProgettoUno, agora apresentado em fotos e vídeo, já em sua versão de produção.
Este projeto, do qual serão feitas apenas 21 unidades, tem por base o Lamboghini Huracan. O esportivo italiano original foi produzido pela De Tomaso entre 1971 e 1991, combinando o motor Ford V8 americano com linhas de desenho puramente italianas, típicas da época.
Em 1992, a última unidade do De Tomaso Pantera foi entregue a um cliente alemão e, após 7.260 carros vendidos, foi esquecido. Agora, a empresa Ares Design se esforçou para trazê-la de volta, com uma mistura de retrô e modernidade que faz qualquer um se apaixonar. É fabricado em uma nova instalação em Modena, na Itália, perto da Ferrari.
Ele compartilha o chassi de alumínio e fibra de carbono com o Huracan, mas as semelhanças terminam por aqui, já que o desenho deste Ares Design é radicalmente diferente da Lamborghini. Embora o novo chassi seja alguns centímetros mais largo do que o Pantera original, sua distância entre-eixos é apenas 30 centímetros maior, dando ao novo modelo proporções semelhantes às clássicas .
Grande parte do chassi mantém sua forma original, e o peso é de apenas 1.423 kg . No entanto, encontramos alguns elementos mais atuais, como as rodas forjadas de 20 polegadas no eixo dianteiro e 21 polegadas na traseira, além de tecnologia led na iluminação principal, oculta em atraentes faróis escamoteáveis.
Debaixo do capô encontramos o conhecido motor 5.2 V10 aspirado da Lamborghini, embora graças ao novo mapa do gerenciamento eletrônico e ao sistema de escapamento feito sob medida, ele consiga desenvolver 640 cv a 8.250 rpm e ter torque máximo de 60 mkgf a 6.500 rpm. Associado ao sistema de tração integral Haldex e à caixa de câmbio de dupla embreagem, é capaz de atingir 325 km / h.
O conjunto mecânico é completado pelos freios de carbono-cerâmica da Brembo, com pinças de seis pistões, além do interior cheio de opções de personalização, nas quais não faltam aplicações de fibra de carbono, camurça e couro.
O renascido De Tomaso Pantera tem preço de cerca de US$ 700 mil e sua fabricação leva cerca de três meses.