Asterion LP1 910-4, a primeira Lamborghini híbrida: 910 cv!
O Lamborghini Asterion LPI 910-4 é o primeiro Plug-in Hybrid (PEHV) da marca italiana. Conceito, mas por enquanto.
O Asterion é o melhor exemplo da filosofia da Lamborghini: “Híbrido? Pode ser, desde que não falte potência”. A marca acrescenta valor a qualquer carro. Nesse caso, some-se a isso 910 cv, que são transmitidos às quatro rodas. A Lamborghini garante 3 segundos na aceleração de zero a 100km/h e 320 km/h de velocidade máxima.
Os números podem fzaer sonhar, imaginando este híbrido derrotando em desempenho modelos como a La Ferrari ou McLaren P1. Mas não é essa a vocação deste estudo da Lamborghini. O Asterion pretende ser um carro esportivo com tendências de modelo de turismo, mesmo com motor central e interessantes 910 cv de potência.
Toda a potência do Lamborghini Asterion LPI 910-4 é resultado do esforço conjunto do motor 5.2V10 e dos três motores eléctricos, alimentados por baterias de lítio, que contribuem com 300 cv para a soma final. A utilização em modo exclusivamente elétrico é também possível. A velocidade máxima neste caso fica em 125 km/h, e a autonomia em modestos 50 km. O resultado, em termos de consumos é semelhante a um carrinho urbano: 24 km/litro, com emissões de CO2 em torno de 98g/km.
Quanto ao desenho do Asterion, o exterior surpreende e em nada lembra os mais recentes modelos da casa italiana. O Asterion é mais alto, tem portas maiores e interior mais espaçoso, tudo em buscada da melhor acessibilidade e conforto. No interior, recorre-se a uma mistura de materiais e tons que garantem visual mais luxuoso que esportivo.
O nome reflete a personalidade do carro. Asterion é um mítico minotauro, metade homem, metade touro, remetendo à dupla de tipos de motores que equipaam esta Lamborghini. Quanto ao restante da designação, a sigla LPI substitui a já conhecida LP e significa “Longitudinale Posteriore Ibrido”, que não precisa de tradução.