Aqui estão os cinco carros mais lentos do mercado europeu. Por uma razão ou por outra, nenhum deles é capaz de andar acima dos 145 km/h. Isso em países onde a velocidade máxima permitida chega aos 250 km/h ou mais. Alguns por insuficiência técnica, outros por questões de autonomia. Nesses casos, um detalhe que agrada a muitos, como a velocidade máxima, acaba sendo sacrificado. No Brasil essa lista seria enorme…
Land Rover Defender: 145 km/h
O Land Rover Defender, veterano, é um fora de estrada dos mais autênticos, e por isso não dá para esperar dele grande desempenho nas estradas. Prova disso é a velocidade máxima de 145 km/h. Pelo menos ele acelera melhor que o Lada (que está nessa nossa lista), pois vai de zero a 100 km/h em 15,8 segundos.
BYD E6: 140 km/h
O chinês BYD E6 aparece em várias listas de “piores” pelo mundo afora, e está se tornando um clássico nesse quesito. Ainda não deu as caras por aqui, felizmente, mas está rondando. Trata-se de uma minivan de 4,6 m de comprimento com o absurdo peso de 2,3 toneladas e velocidade máxima de 140 km/h. Quase um tanque de guerra.
Lada 4×4: 140 km/h
O russo Lada 4×4 é o velho conhecido Lada Niva, lançado em 1976. É um carro desenvolvido mais para o trabalho nos antigos campos soviéticos frios e nevados, e por isso seu desempenho no asfalto é fraquinho: tem velocidade máxima de 140 km/h e aceleração de zero a 100 km/h em 19 segundos. Por isso, no Brasil, muitas vezes o motor original é trocado pelo VW AP.
Renault Zoe: 135 km/h
O Renault Zoe é um carro elétrico que não se destaca pela velocidade máxima -limitada a 135 km/h- para poder oferecer autonomia de até 210 km. Este compacto de 4,08 m de comprimento, por outro lado, não tem problemas para acelerar: faz de zero a 100 km/h en 13,5 segundos.
Mitsubishi i-Miev: 130 km/h
O Mitsubishi i-Miev é “ïrmão” do Peugeot iOn e Citroën C-Zero. Trata-se de um pequeno carro elétrico com 3,47 m de comprimento, que utiliza motor eléctrico de 67 cv. Para poder ter autonomia de 150 km, teve que sacrificar algumas coisas, entre elas a velocidade máxima, que é de míseros 130 km/h. Não aguenta nem um Fusca pedindo passagem…