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Audi: chegou o E-Tron GT, esportivo elétrico de 598 cv

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A Audi apresentou em estréia mundial o elétrico E-Tron GT, que chega ao mercado com a versão de alto desempenho RS e poderá ser lançado no Brasil ainda neste ano. Trata-se de um sedã grande, com Cx de 0,24, linhas esportivas e para-lamas destacados. A asa traseira se eleva de maneira elétrica em duas posições, dependendo da situação.

por Marcos Cesar Silva


O E-Tron GT tem 4,99 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,41 m de altura (o que é bem pouco) e 2,90 m de distância entre- eixos. O interior segue o padrão da marca e oferece cinco lugares. Os bancos são revestidos de curvin e um material chamado Kaskade, que é criado a partir de fibras naturais, ou ainda curvin e microfibra similar à camurça; materiais reciclados são aplicados nos dois casos.

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O compartimento de bagagem acomoda 405 litros no GT e 366 litros no RS GT. Um segundo espaço sob o capô dianteiro oferece mais 85 litros.


O motor elétrico dianteiro no E-Tron GT tem potência de 175 kW e o motor traseiro tem 320 kW. A potência combinada é de 350 kW (ou 476 cv), mas que pode chegar a até 390 kW (530 cv) durante 2,5 segundos.

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O torque máximo é de 64,4 mkgf. No RS E-Tron GT, o motor elétrico dianteiro também tem 175 kW, mas o motor traseiro tem 335 kW. A potência total é de 440 kW (598 cv), com torque de 84,6 mkgf, que aumenta por míseros 2,5 segundos para 475 kW (646 cv).

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A bateria de íons de lítio fica posicionada entre os eixos, o que ajuda na distribuição de peso entre dianteira e traseira, próxima a 50%/50%. A bateria armazena 85 kWh de energia e opera com 800 volts de tensão.

A capacidade de carga de até 270 kW permite recarregar para a autonomia de 100 km em pouco mais de cinco minutos. Para quem gosta de ouvir um som mais esportivo, o carro conta com amplificadores no compartimento do porta-malas e alto-falantes fora e dentro do veículo. No modo Efficiency, somente o sistema acústico de alerta externo fica ativo.


Com isso tudo, o GT acelera de zero a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto a RS faz o mesmo em 3,3 segundos. A velocidade máxima é de 245 km/h e 250 km/h, respectivamente. Os dois tem tração elétrica nas quatro rodas, e apenas no modo Efficiency a tração é dianteira. No caso de uma superfície escorregadia ou exigência de alta potência, o motor elétrico traseiro é ativado cinco vezes mais rápido que na tração mecânica Quattro.



Uma curiosidade: o E-Tron GT é o primeiro carro elétrico da Audi feito na Alemanha, pois o E-Tron e E-Tron Sportback são fabricados na Bélgica.

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