AUDI ENCONTROU -E COMPROU- AUTO UNION DESAPARECIDO
A Audi recuperou um raro Auto Union Type D, antecessor dos Fórmula 1 atuais. Foram necessários 73 anos para que este carro voltasse a ser propriedade da Audi, e agora a marca passou a ter em seu acervo três dos cinco destes Auto Union que existem. Os carros foram levados pelos russo no final da II Guerra.
O Type D foi o último carro de corrida fabricado pela Auto Union e correu pela última vez no GP de Belgrado, em 1939. A Alemanha invadiu a Polônia dois dias antes e os carros de competição da Auto Union foram guardados em Zwickau, Alemanha. Quando a guerra acabou, a Rússia “confiscou” os carros como parte das indenizações de guerra.
Anos depois, em 1970, o colecionador americano Paul Karassik começou a pesquisar o que tinha acontecido aos impresionantes “Silver Arrows” da Auto Union. Karassik nasceu na atual Sérvia e assistiu em 1939 ao GP de Belgrado.
O colecionador conseguiu localizar dois Auto Union Type D –abandonados em ferros-velhos- e. em 1990 levou-os para a Flórida, para se juntarem à sua coleção privada. Os dois carros precisavam de novas carrocerias, mas os motores, chassis, eixos e câmbios estavam em estado razoável. Um carro foi reconstruído a partir de um Type D de 1938 e o outro com um Type D de 1939. Ambos foram apresentados ao público na “Clássica de Eifel”, em Nürburgring, em outubro de 1994.
Karassik manteve-se como proprietário de ambos os carros, mas permitiu que a Audi exibisse o modelo de 1938 em seu museu, e a marca alemã acabou comprou o carro em 1998. O carro de 1939 foi vendido para a Audi em 1999. Agora, a Audi adquiriu finalmente o outro carro. Houve um terceiro Type C/D que Karassik não conseguiu encontrar, mas a Audi achou o carro, comprou e é agora a proprietária dos três carros.
Segundo a “Audi Tradition”, responsável pela recuperação e manutenção do museu da marca, o Type D de 1939 tinha motor 12 cilindros e dois turbocompressores, com 485cv de potencia máxima. O carro atingiu a velocidade máxima de 330 km/h nas provas de 1939.